TRE-PE sedia seminário sobre liberdade de expressão, internet e eleições
Evento está sendo promovido pelo Coptrel, em conjunto com os TREs de Mato Grosso e de Pernambuco, Instituto dos Magistrados do Nordeste (IMN) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br)
O Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) sedia nesta sexta-feira o Seminário Desafios da Liberdade de Expressão na Internet em Períodos Eleitorais. O evento, que está acontecendo no auditório do Pleno do Tribunal, reúne várias autoridades do mundo jurídico e da tecnologia da informação.
O seminário está sendo promovido pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), em conjunto com os TREs de Mato Grosso e de Pernambuco, o Instituto dos Magistrados do Nordeste (IMN) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). As palestras e debates começaram às 9h30 e seguem até as 18h.
Integraram a mesa de abertura o presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; o presidente do Coptrel e do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal; o secretário-executivo do CGI, Hartmut Glase; o presidente do IMN, desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Demócrito Ramos Reinaldo Filho; o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Manoel Erhardt; o procurador regional eleitoral, Francisco Machado Teixeira; a presidente da Comissão da Mulher Advogada (CDMA) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Luiza Mousinho; o desembargador e presidente da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PE, Delmiro Campos e a desembargadora eleitoral Karina Aragão.
Após a execução do Hino Nacional na abertura do evento, dois vídeos foram apresentados. O primeiro, Somos Nação, foi lançado pelo TRE-MT e pelo Coptrel. Em suas estrofes, a música destaca o anseio da população brasileira em buscar a melhoria do sistema político. O outro vídeo, realizado pela EJE do TRE-PE, mostra o jovem Rafael Cavalcante, aluno de uma escola pública de Palmares, Zona da Mata pernambucana. Na música, Rafael conclama os brasileiros a mudarem a situação do País a partir do voto e da conscientização política.
O desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, ao fazer a abertura do evento, deu as boas vindas a todos e frisou a convergência nas mensagens das duas canções. "As letras mostram a necessidade de a sociedade estar unida para votar e escolher seus representantes". Já o desembargador Márcio Vidal aproveitou o tema do evento para pontuar a importância da tecnologia. "Ela está presente em nossas vidas, nos nosso afazeres e, claro, na Justiça Eleitoral, que sempre foi uma pioneira neste aspecto".
O seminário está sendo transmitido pelo canal do TRE-PE no YouTube. os debates e palestras seguem durante toda esta sexta-feira. Confira aqui a programação.
CERTIFICADOS
O Seminário Desafios da Liberdade de Expressão na Internet em Períodos Eleitorais conferirá certificado, carga horária de 8h, aos participantes. O certificado será disponibilizado eletronicamente aos participantes, mediante frequência de 100% ao evento, a partir do dia 5/9/2018, no sítio eletrônico do TRE-PE.