EJE promove ciclo de palestras sobre reforma política

A Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE) promoveu, na última sexta-feira (22), o I Ciclo de Palestras sobre Reforma Política. Especialistas discutiram acerca do tema durante a manhã e a tarde na sala de sessões do TRE.
O Presidente da EJE, Ronnie Duarte Press, abriu o evento. “Hoje pode ser minha despedida em termo de evento e não poderia ser em menor estilo”, comentou Ronnie, lembrando que seu biênio acaba nesta semana. Ele saudou os convidados e agradeceu aos servidores da EJE que, segundo ele, colaboraram intensamente para sua gestão frente à Escola.
Participaram do ciclo de palestras durante a manhã o Des. Eleitoral Luciano Guimarães, do TRE de Alagoas, que versou sobre “A importância da reforma política como meio de efetividade da democracia”; o Dr. Carlos Neves Filho, da OBP-PE, que discutiu “Reforma Eleitoral e Partidária”; e, por fim, o Dr. André Régis, vereador do Recife e professor da Universidade Federal de Pernambuco, que tratou sobre os “Obstáculos à Reforma Política”.
Logo após as apresentações, o público fez perguntes aos palestrantes e houve debate dos temas discutidos durante a manhã. Entre as questões abordadas, os partidos políticos, a democracia, a participação popular e cultura cívica.
À tarde, a abertura das palestras foi realizada pelo Desembargador Frederico Carvalho. Na primeira palestra, com o tema “Reengenharia Institucional”, o Professor da UFPE Michel Zaidan tratou sobre as origens do sistema político adotado pelo Brasil desde o fim da Monarquia. Em seguida, o Dr. Djalma Pinto (OAB-CE), palestrou sobre “Reforma Política e o destino da Democracia Brasileira”, e abordou o sistema educacional no País. Por último, o Dr. Walber Agra (OAB-PE), tratou sobre “Mecanismos da Participação Popular”. Entre outras explanações, o magistrado abordou temas como a diferença entre plebiscito e referendo.