SEI será implantado no TRE-PE em janeiro
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) vai marcar o início de uma nova etapa na Justiça Eleitoral de Pernambuco. Programado para implantação em 4 de janeiro de 2016, quando será possível iniciar os processos administrativos eletronicamente, o SEI vai promover maior celeridade, economicidade, além de gerar um impacto importante por não fazer uso de papel, colocando o TRE-PE mais próximo da sustentabilidade. Os servidores terão até 1º de março para se adaptarem à nova realidade uma vez que, a partir daí, esta ferramenta será de uso obrigatório na produção, classificação e tramitação de documentos e procedimentos.
Uma vez implantando, o SEI vai possibilitar a gestão de procedimentos de natureza administrativa totalmente eletrônica, o que possibilita maior eficiência nas tramitações processuais, com mais segurança e menos gastos para a instituição. Formalização de processos, tramitação, despachos, assinaturas e demais procedimentos administrativos serão realizados com esta ferramenta. O sistema permite a produção de edição de documentos, podendo, inclusive, ser trabalhado por vários servidores, em locais distintos, simultaneamente.
“Tenho que com o funcionamento do SEI, inicialmente na área administrativa do TRE-PE, o andamento das petições e processos ficarão mais ágeis e fáceis de serem localizados. Isso Contribui inclusive para um melhor relacionamento entre os setores desse órgão”, afirma o Presidente Antônio Carlos Alves da Silva.
Embora o tempo tenha sido muito curto, a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) mobilizou todos os esforços para organizar o treinamento de 600 servidores, distribuídos em 30 turmas, com quatro horas de curso, e já concluiu esta etapa. “O trabalho foi árduo, devido ao curto prazo, mas ficamos satisfeitos com os resultados, especialmente porque percebemos uma boa aceitação dos colegas, quanto à implantação desta nova realidade na Justiça Eleitoral de Pernambuco”, afirma Marco Antônio Capella, Secretário de Gestão de Pessoas.
Este sistema foi implantado na Justiça Eleitoral a partir do TRE-TO que hoje já faz uso desta ferramenta com sucesso. Os colegas de lá vieram até Pernambuco para treinar os multiplicadores que ministraram o treinamento para os servidores do TRE-PE. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o SEI é cedido sem custo para diversas instituições públicas.