A partir de 24/01 Corte do TRE-PE definirá a data das novas eleições em Ipojuca
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco decidirá sobre a data para a nova eleição do município de Ipojuca na primeira sessão de 2017, no dia 24 de janeiro. Nessa sessão, a Corte do TRE-PE deve aprovar uma resolução para realizar nova eleição em Ipojuca, em março ou abril de 2017, observando o calendário do TSE.
“Segunda-feira o TSE vai realizar sessão extraordinária, o que significa que outros municípios podem ter novas eleições em Pernambuco”, declara o presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva.
“Os prazos começam a contar a partir da publicação desta resolução”, afirma o secretário judiciário do TRE-PE em exercício, Marcos Valério Gomes. Nesse período, de 1 de fevereiro até a eleição do novo prefeito, quem assumirá a prefeitura de Ipojuca será o presidente da Câmara Municipal.
Por maioria de votos, o TSE manteve, na sessão do dia 13/12/2016, o indeferimento do registro de Romero Antônio Raposo Sales (PTB), candidato mais votado a prefeito de Ipojuca. Os ministros julgaram Romero Sales inelegível para concorrer às eleições deste ano devido a uma condenação por improbidade administrativa, com dano ao erário e prática de enriquecimento ilícito.
Romero Sales disputou as eleições com o registro indeferido, tendo conquistado 32.496 votos nas urnas. A Corte Superior Eleitoral determinou a realização de novas eleições para prefeito e vice-prefeito em Ipojuca.
Os outros municípios como Belo Jardim, Cabrobó, Jataúba, Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Carnaubeira da Penha, Casinhas, Chã de Alegria, Cortês, Dormentes, Gravatá, Ipubi e Riacho das Almas entrarão na pauta das sessões do TSE a partir de 1 de fevereiro, data na qual se dá o retorno das sessões.
Veja aqui a situação de cada município