ASSERPE recebe Pauta Colaborativa

Saiba mais sobre a Pauta Colaborativa
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, por meio da Assessoria de Comunicação do TRE-PE (Ascom), lançou a ação Pauta Colaborativa para promover uma melhor interação entre a Justiça Eleitoral e a Imprensa.
“Nosso objetivo é desenvolver pautas especiais em conjunto com os jornalistas, tirando dúvidas e fazendo links com assuntos relevantes para a sociedade”, explica Antônio Carlos. Os temas são previamente compartilhados pelos jornalistas, antes da produção da matéria. A Ascom do TRE-PE vai tirar dúvidas e busca, dentro da Justiça Eleitoral, elementos que tornem as matérias mais completas e analíticas. “A ideia é customizar o atendimento, fornecendo dados e informações sempre contextualizadas por análises de especialistas, já que contamos com o apoio da Escola Judiciária Eleitoral (Eje)”, completa a assessora de comunicação do TRE-PE, jornalista Rosa Miranda.
“É fato que a linguagem do Direito confunde não apenas o profissional de comunicação, mas também o cidadão comum. Com essa ação, pretendemos disponibilizar um canal seguro e rápido para solucionar as dúvidas mais comuns”, ressalta o presidente. A Ascom do TRE-PE também vai levar esses especialistas para palestras nas redações das TVs, Rádios e Jornais Impressos.
Metodologia
Na dinâmica de apuração, produção e veiculação de conteúdos, o jornalismo leva em conta os potenciais de convergência, multiprogramação, interatividade, acessibilidade e transdisciplinaridade das plataformas digitais para melhor articular suas aplicações. A Ascom – TRE-PE vai colaborar com o jornalista para assegurar coerência e verdade no conteúdo, levando as pautas e as dúvidas para análise dos juízes e assessores que vão verificar, através dos departamentos do Tribunal, se as expectativas daquela pauta são reais.
A equipe da Ascom – TRE-PE vai divulgar o serviço nas redações da imprensa pernambucana, aproveitando a ocasião para explicar ao jornalista, com um minicurso de Direito Eleitoral, o básico sobre o tema. As aulas serão dadas pelo especialista e assessor da presidência, Prof. Henrique Melo. A grande facilidade será que as aulas vão acontecer nas redações.
Em um segundo momento, faremos palestras com os juízes do Registro Eleitoral, Propaganda Eleitoral e Prestação de Contas Eleitorais na Sala do Pleno do TRE-PE. Neste momento vamos informar aos jornalistas como usar o site do TRE-PE de forma produtiva. Será ainda disponibilizado o e-mail (ascom@tre-pe.jus.br) para que as dúvidas sejam analisadas pelo juiz ou assessor mais adequado, de acordo com o assunto. Todos deverão ser avaliados em período máximo de três dias.
Todo o processo da pauta colaborativa será realizado via e-mail para garantir a documentação do serviço. “Essa é uma ação para a população. A garantia de informação é constitucional e significativa para a imagem do Poder Judiciário”, avalia o presidente do TRE-PE, Antônio Carlos Alves da Silva.