Ramais VoIP são implantados nos cartórios eleitorais de Pernambuco

A tecnologia de Voz sobre IP (VoIP), também conhecida como telefonia IP ou voz em banda larga vem sendo instalada em todos os cartórios eleitorais do Estado pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC). "Nosso objetivo é promover a comunicação de ramal a ramal, sem custo para o TRE/PE. Essa tecnologia permite transmitir sinais de voz usando a mesma codificação (Internet Protocol – IP) que já funciona nas redes pela qual acessamos para navegar na web", explicou a chefe da seção de comunicação do STIC, Ana Luiza.
Na realidade, o TRE-PE adotou essa tecnologia desde outubro de 2011, que tem como numeração o dígito 9 (nove), seguido de três dígitos referentes à zona eleitoral. As Ligações entre telefones corporativos feitas através do VoIP não precisam de linhas telefônicas contratadas com operadoras, porque utilizam a mesma infraestrutura de rede já existente na instituição. Daí a economia de custos. Existem aparelhos de telefone que podem ser diretamente plugados na rede (telefones IP), no entanto os telefones convencionais também podem utilizar a tecnologia, usando ATAs – Adaptadores de Terminal Analógico, atualmente instalados em alguns cartórios eleitorais.
A chefe da seção de comunicação do STIC, Ana Luiza, relembra como foi o processo de implantação do VoIP no TRE-PE, nos cartórios eleitorais e nas Centrais de atendimento: "No final de 2011, foi comprada a central telefônica Dígitro, que possui a tecnologia VoIP. No início, foram poucos telefones IP e ATAs, que foram instalados na Secretaria do TRE. Em junho de 2013, foram instalados ramais VOIP nos cartórios eleitorais da Região Metropolitana, através dos ATAs. A ampliação para os cartórios eleitorais do interior só está sendo implantado este ano, em razão da otimização da comunicação de dados, através do novo contrato com a Brasil Telecom (OI) e da compra de novos aparelhos IP, no final de 2015. Além dos cartórios eleitorais, já foram instalados ramais nas Centrais de Atendimento ao Eleitor de Recife (Praça das Cinco Pontas e Fundão), Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Expresso Cidadão de Olinda", resumiu Ana Luiza.
Ao todo, o Estado concentra 151 cartórios. Até a presente data, 63 destes já receberam o VoIP. A previsão é de que ele seja implantado em todos os cartórios até o término do primeiro semestre de 2016. Alguns deles serão contemplados com dois ramais VoIP por possuírem maior número de servidores."É importante priorizar a realização de ligações telefônicas através dos ramais, principalmente entre as unidades já contempladas com essa tecnologia a fim de diminuir os custos de telefonia no TRE-PE", observa Ana Luiza. A chefe de comunicação do STIC ressaltou ainda, que agora é possível fazer ligações de ramal a ramal para o TSE através do sistema VoIP. Para isso, basta digitar o algarismo dois seguido dos últimos quatro dígitos do telefone do TSE.
Veja aqui a relação dos cartórios eleitorais e centrais de atendimento que já possuem ramais VOIP, bem como orientações aos usuários dos cartórios eleitorais , até a presente data.