TRE-PE implanta coleta seletiva nas seções eleitorais no segundo turno

TRE-PE-Banner-Cidade limpa

Dentro das ações do Projeto Cidade Limpa nas Eleições: Eu dou o Exemplo!, que tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental negativo gerado com as eleições, o TRE-PE desenvolve uma ação que visa a coleta seletiva do lixo gerado dentro das seções eleitorais. Sacos coletores serão distribuídos aos mesários nos locais de votação para que os mesmos façam o descarte correto dos resíduos do dia da eleição. Este ano o Projeto foi implantado apenas em Recife e em Altinho, para um amadurecimento e expansão para outros municípios nas próximas eleições.

Este Projeto conta com três grandes ações: a coleta dos materiais recicláveis nos locais de votação; a entrega, pelos partidos, da sobra de material de propaganda às cooperativas de catadores; e a inclusão dos 390 locais de votação na logística da limpeza urbana para coleta do material descartado e envio à reciclagem. Todo material recolhido tem por finalidade a geração de renda para cooperativas de catadores. Os partidos, por lei, podem distribuir material de propaganda até as 22h do sábado (29/10), véspera das eleições. Após este horário já se configura crime eleitoral a distribuição ou derrame de qualquer desse material, inclusive os “santinhos”.

Caixas-coletoras (Ecopontos)serão instaladas nos locais de votação, onde poderão ser descartados os seguintes materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidro, metal, isopor e tetra pak. Ao final do dia, os mesários recolherão os sacos com os recicláveis descartados nas Seções e colocarão ao lado dos Ecopontos para que o caminhão da coleta seletiva faça o recolhimento. “Neste segundo turno estamos tentando corrigir as falhas do primeiro para que o resultado deste projeto experimental se aproxime do esperado, que é a destinação correta dos resíduos gerados nas Eleições. Esperamos que os Partidos também deem um bom exemplo!”, afirma a Presidente da Comissão Socioambiental, Sinara Batista. 

No primeiro turno, as 52 toneladas de “santinhos"recolhidos das ruas não puderam ser reciclados, tendo que ser encaminhados ao aterro, o que causou um prejuízo de mais de R$ 100.000,00 à população, vez que esse serviço é pago pela taxa de limpeza urbana. Isso sem contar os custos da logística e o impacto ambiental. Outra parte deste material de propaganda foi parar nos esgotos e galerias e não pôde ser recolhida, o que trará ainda mais transtornos à Cidade nas próximas chuvas, agravando o problema dos alagamentos no Recife.

ícone mapa

Endereço:

Av. Governador Agamenon Magalhães, nº 1.160, Derby, Recife-PE - CEP 52010-904 - Brasil

Telefones:

+55 81 3194-9200 (PABX)

+55 81 3194-9400 (Disque Eleitor)

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h

Endereços eletrônicos:

ouvidoria@tre-pe.jus.br

protocolo@tre-pe.jus.br (expedientes administrativos)

Acesso rápido