Amanhã (01/10) será realizado o sorteio das urnas para Auditoria por Votação Paralela
A Comissão de Votação Paralela, presidida pelo juiz Gabriel de Oliveira Cavalcanti, realizará neste sábado (01/10), véspera da eleição, às 9 horas, na sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o sorteio das urnas eletrônicas que serão utilizadas na Votação Paralela. Serão sorteadas quatro urnas, sendo uma da capital e três do interior. A comissão é formada por cinco membros, o juiz e quatro servidores: Luiz Renato Wanderley de Mesquita, da Corregedoria, Adriana Vasconcelos, da Secretaria Judiciária, Fernando Ramos, da Secretaria de Administração, e Ricardo Baudel, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.
A auditoria por votação paralela será realizada com o auxílio de uma Equipe de Apoio, composta por 32 servidores. A fiscalização dos trabalhos da Comissão, por parte do Ministério Público Eleitoral, está a cargo do Procurador Regional Eleitoral Substituto, Francisco Machado Teixeira.
A Votação Paralela é um procedimento realizado para demonstrar a confiabilidade das urnas eletrônicas. Nesse primeiro momento da auditoria, após o sorteio das urnas, são providenciadas as listas dos candidatos dos municípios sorteados, para que as cédulas necessárias à verificação das urnas, possam ser preenchidas pelos representantes dos partidos políticos presentes ou alunos de escolas convidadas. As cédulas são depositadas em uma urna de lona, que é lacrada e transportada para um local seguro até o início da Votação Paralela.
Cerca de 80 alunos das Escolas Mariano Teixeira (de Areias) e Tabajara (de Olinda) assistirão a uma palestra sobre a História das Eleições no Brasil, proferida pelo assessor da Corregedoria, Orson Lemos, seguida da exibição de um vídeo explicativo sobre a Votação Paralela, antes do preenchimento das cédulas.
O transporte das urnas sorteadas para o local onde será feita a auditoria é realizado por servidores, acompanhados por escolta policial, e fiscalizado por auditores independentes contratados pelo TSE. Os representantes dos partidos e das coligações que quiserem, também poderão participar da fiscalização.
Dia da Eleição
O segundo momento da Votação Paralela acontecerá no domingo (02/10), dia da Eleição, das 8 às 17 horas, no casarão anexo do TRE-PE, na Rui Barbosa. A auditoria é uma simulação da votação realizada nas urnas eletrônicas sorteadas e também no Sistema de Apoio à Votação Paralela (SAVP), instalado em computadores destinados a cada urna separadamente, através da digitação dos votos das cédulas preenchidas anteriormente.
Tudo é devidamente filmado e fiscalizado pelo representante do Ministério Público, por uma empresa de auditoria externa e por possíveis representantes dos partidos, coligações ou entidades que realizaram credenciamento com a Comissão.
O importante é mostrar que o resultado de cada urna tem o mesmo resultado da votação no seu respectivo computador, que todos os votos das cédulas preenchidas foram votados na urna eletrônica e no sistema SAVP e que o resultado foi o mesmo, atestando a credibilidade da urna eletrônica.