TRE fará pesquisa de satisfação do cidadão
TRE fará pesquisa de satisfação do cidadão
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciará a realização de uma nova pesquisa de satisfação do cidadão, com a finalidade de captar sua percepção quanto à qualidade do atendimento e dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral em Pernambuco.
A pesquisa facilitará a interação com a sociedade, requisito primordial da Lei de Acesso à Informação (LAI) e das diretrizes estratégicas do Poder Judiciário Nacional, estabelecida pela Meta 3-2017 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A meta a ser alcançada é 80% de satisfação dos cidadão.
Serão ouvidos eleitores, candidatos, partidos políticos, partes/advogados, pesquisadores e entidades. Para 2018, os dados serão coletados no período de janeiro a agosto de 2018 e servirão de base para a implantação de ações concretas para aumentar a eficiência da Justiça Eleitoral em Pernambuco.
Ouvidora do TRE-PE, a desembargadora Fernanda Caldas Menezes de Moraes destaca a importância da iniciativa. "A pesquisa de satisfação, não obstante o seu caráter pedagógico, atende às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, satisfação e confiança dos usuários, servindo, principalmente, como mecanismo inovador de avaliação e aperfeiçoamento dos serviços prestados, não só ao eleitor, o maior 'cliente' da Justiça Eleitoral, mas também a candidatos, partidos políticos, partes/advogados, pesquisadores e entidades", explica.
A pesquisa será aplicada nas centrais de atendimento e nos cartórios eleitorais em Pernambuco através de urnas eletrônicas. Os servidores serão orientados a estimular os cidadãos a participarem do processo.
No ato da realização da pesquisa, serão feitas três perguntas ao cidadão que acabou de utilizar os serviços da Justiça Eleitoral: "Como você avalia o atendimento recebido?", "Como você avalia a qualidade da resposta ou serviço?" e "Como você avalia o tempo de atendimento?". As notas possíveis serão 5 (ótimo), 4 (bom), 3 (regular), 2 (ruim) e 1 (péssimo).
"Para nós a pesquisa vai trazer a visão de como a sociedade nos vê e como estamos prestando nossos serviços. Isso nos permitirá investir em melhorias e atingir a excelência", diz a diretora-geral do TRE-PE, Isabela Landim.