Alunos da Faculdade de Direito Pinto Ferreira visitam unidades do TRE-PE
Alunos da Faculdade de Direito Pinto Ferreira visitam unidades do TRE-PE

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, através da sua Escola Judiciária Eleitoral - EJE/PE, recebeu nesta terça (30), alunos da Faculdade de Direito Pinto Ferreira - SOPECE, para uma visita guiada pelo servidor da EJE/PE, José Jeovane Vieira Ramos objetivando o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento da Justiça Eleitoral.
Nesta ocasião, os alunos obtiveram explicação de vários gestores, em suas áreas de atuação, tais como Henrique Melo, assessor-chefe da Presidência, Sérgio Costa Andrade, da Secretaria de Administração, e Marcos Andrade, da Secretaria de Controle Interno, dentre outros.
Na Corregedoria, Unidade responsável pelo Cadastro Eleitoral, orientações às Zonas Eleitorais, dentre outras competências, o assessor-chefe, Orson Lemos e o coordenador de assuntos jurídicos e correicionais, Breno Russell Wanderley, discorreram sobre Cadastro Eleitoral, características do eleitorado pernambucano, aumento no número de eleitores ao longo dos anos e sobre a cidadania, que se adquire com o Alistamento Eleitoral.
Os alunos foram recebidos, na Secretaria Judiciária, pela servidora Ana Carolina Loureiro, onde foram esclarecidas questões sobre o trâmite dos processos eleitorais, Eleições Gerais e Municipais, e inovações sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJE), que entrou em vigor desde 08/05/2017, para algumas classes de processos. De acordo com Marcos Valério, da Coordenação de Registros e Informações Processuais, o uso do PJE ainda é facultativo, podendo o advogado peticionar no meio físico ou eletrônico, sendo obrigatório a partir de 08/08/17, de acordo com a Portaria TRE/PRES/DG/SJ nº 446/2017.
A diretora geral, Isabela Lessa, enfatizou sobre a importância da prática jurídica para a formação acadêmica, convidando os alunos da SOPECE a assistirem às sessões de julgamento que ocorrem às segundas- feiras às 9 h. pela manhã e às 14 h. no período da tarde, bem como a visitarem o Centro de Memória do TRE-PE, que visa preservar a história de uma instituição destinada a garantir o exercício do voto, como direito fundamental da democracia no nosso País.