Em evento no TRE-PE, Comitê Ecos ganha novas adesões
Numa prestigiada solenidade no plenário do Tribunal, comitê que promove ações sustentáveis recebe quatro novas instituições
Criado em 2014, o Comitê Ecos de Pernambuco vem se fortalecendo cada vez mais, numa clara demonstração de que a semente de um mundo mais sustentável pode, sim, germinar. Em uma prestigiada solenidade no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), quatro novas instituições passaram a fazer parte do Comitê. Assinaram o termo de adesão ao Ecos: Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Superintendência de Administração em Pernambuco/Advocacia-Geral da União (SAD/AGU), Procuradoria da República em Pernambuco/Ministério Público Federal (PR-PE/MPF) e Procuradoria Regional da República da 5º Região/Ministério Público Federal (PRR5/MPF).
Além dos novos participantes, o Ecos é formado por TRE-PE, Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCEPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O Comitê Ecos tem o objetivo de implantar programas e ações de responsabilidade social nas instituições. As propostas principais são sugerir, planejar e acompanhar as ações conjuntas com o objetivo de promover a preservação e recuperação do meio ambiente. Mais de 500 servidores já foram treinados nas instituições que compõem o grupo. Nacionalmente, o Ecos já se transformou numa referência.
"São pequenas atitudes que transformam o mundo. Tenho muita alegria de estar aqui, vendo a propagação de uma ideia, de uma nova cultura voltada para um ambiente melhor. Estas novas adesões são a prova de que estamos no caminho certo", disse, na abertura do evento, o presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.
Ele aproveitou a oportunidade para, indo além da pauta ambiental e entrando na esfera social, citar o Programa Novos Rumos, coordenado pela Assistência de Gestão Socioambiental (AGS) do Tribunal. O Novos Rumos começou em 2015 e consiste em treinar e oferecer oportunidades de aprendizado a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. "Começamos com quatro jovens. Hoje, são 13. "Não podemos entregar nossos jovens nas mãos da delinquência. Investir em ações como esta não quebra o caixa de nenhuma instituição", completou.
Diretora geral do TRE-PE, Isabela Landim também elogiou as atitudes das instituições que integram o Ecos. “Estamos sempre voltados para conjugar esforços em busca de ações e soluções”, afirmou a diretora. Já a superintendente regional de administração da AGU, Maria Lúcia Carvalho de Paula, destacou que, aos poucos, e com muita luta, o Ecos está permitindo que todos tenham iniciativas sustentáveis, seja no trabalho, seja em casa.
Num evento que renova as esperanças em ações para um mundo melhor, coube a Sinara Batista, assistente de Gestão Socioambiental (AGS) do TRE-PE, sintetizar o sucesso de iniciativas como a do Ecos. Após agradecer o apoio das autoridades presentes, disse, otimista: “Vamos dominar o mundo”.
Após o evento de abertura, teve início o Seminário de Governança Sustentável de Contratações e, paralelamente ao evento, no hall do TRE-PE, foi montada a exposição de arte Criaturas Marinhas: A transfiguração dos Oceanos, de autoria do servidor Eládio Ferreira.
O Seminário tem como objetivo, oferecer aos servidores e gestores elementos para o desenvolvimento da política de aquisições com enfoque na Governança de Aquisições, entendido está como a capacidade de planejar e implementar políticas de aquisição, no âmbito de suas atribuições.
A titular da Secretaria de Recursos Materiais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), pós-graduada em Gestão Pública e Gestão de Projetos, Isabella Brito, iniciou a tarde com uma dinâmica de grupo, visando a discussão e o enfoque na fase de planejamento, evitando que as equipes atendam apenas as demandas pontuais.
Isabella Brito explicou ainda, que a interatividade e comunicação na solução dos problemas apresentados serão de fundamental importância para que as decisões, por eles tomadas, impactem de maneira eficaz na solução dos problemas.
Com a apresentação dos grupos, ao final do dia, Sinara Batista, titular da Assistência de Gestão Socioambiental, agradeceu a presença de todos, convidando para um lanche vegano, bem como para a apreciação da exposição fotográfica do servidor da Seção de Transportes Eládio Ferreira.
Além das pessoas citadas neste texto, participaram do evento:
O presidente do TRF5, Manoel de Oliveira Erhardt;
O presidente do TCE-PE, Marcos Loreto;
O procurador-chefe da PR-PE, Alfredo Carlos Gonzaga Falcão Junior;
O procurador-chefe regional da PRR5, Marcelo Alves Dias de Souza;
O procurador-geral de Justiça do MPPE, Francisco Dirceu Barros, foi representado por Rejane Strider, promotora;
O vice-reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.
As fotos do evento podem ser acessadas através do link: https://flic.kr/s/aHsmhRaWc9