Reforço na reta final da biometria
TRE-PE reforça as ações para incentivar o comparecimento dos eleitores aos cartórios e postos eleitorais para realizar a biometria
A cinco dias para o fim do prazo da biometria em 20 municípios, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) reforça as ações para incentivar o comparecimento dos eleitores aos cartórios e postos eleitorais.
Além das iniciativas como abertura de unidades no fim de semana e o aumento da divulgação, o Tribunal vem recebendo apoio de parlamentares e prefeitos que também têm o interesse de estimular o cadastramento biométrico. Vale lembrar que fazer a biometria é uma questão de cidadania, que vai muito além de interesses partidários.
Na manhã desta quinta-feira (22/03), o presidente do TRE-PE, Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, e o vice, Agenor Ferreira de Lima Filho, receberam o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira.
Desembargador eleitoral responsável pela biometria, Agenor Ferreira de Lima Filho assinou um termo de cooperação com o prefeito. Camaragibe é uma das cidades que estão em processo biométrico. Do eleitorado a ser atendido pela biometria, 121.608 pessoas, já fizeram o recadastramento 95.818, um percentual de 78,79%. O prazo se encerra no próximo dia 27 de março.
Pelo convênio assinado ontem, o município se compromete a ceder espaço para instalação de postos de recadastramento, oferecer pessoal e segurança. Além disso, vai promover a divulgação dos trabalhos de recadastramento biométrico e transporte dos cidadãos oriundos das localidades de difícil acesso, bem como disponibilizar os serviços de conservação do local de atendimento de forma a auxiliar a Justiça Eleitoral.
O TRE, por sua vez, entre outras obrigações, vai fornecer todos os equipamentos necessários à montagem da infraestrutura de atendimento biométrico ao eleitor, fornecer o link de dados necessário ao funcionamento dos sistemas informatizados e garantir a capacitação a todos os servidores cedidos pelo município.
Até fevereiro passado, Camaragibe, ao lado de São Lourenço da Mata e Cabo de Santo Agostinho, tinham taxas de participação preocupantes. "Fico feliz com a guinada que houve na cidade. Mostra que tanto o pessoal do TRE quanto a gestão municipal estão cada vez mais empenhados para estimular o recadastramento biométrico", disse o presidente do TRE-PE, Luiz Carlos Figueirêdo. O vice-presidente, Agenor Ferreira Filho, aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho do prefeito.
Também na manhã desta quinta, o Luiz Carlos Figueirêdo recebeu o deputado estadual Vinicius Labanca. A pauta do encontro também foi a biometria. O parlamentar pediu dados sobre os municípios de São Lourenço da Mata, Carpina e Camaragibe e se comprometeu a divulgar a importância da biometria em suas redes sociais e em reuniões políticas.