O Programa Novos Rumos conclui mais uma etapa com histórias de mudança e superação
Na cerimônia de conclusão de período, o socioeducando Vambaste Santos testemunhou sobre a eficiência e impacto que o programa teve em sua vida
O Programa Novos Rumos tem como objetivo preparar jovens socioeducandos para o mercado de trabalho. Este ano o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) foi responsável pelo acolhimento de vinte jovens. Vambaste Santos, 18 anos, foi um deles. Na cerimônia de conclusão de período, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (26) na sede do tribunal, ele declarou a sua satisfação em ter participado do programa: “eu fui acolhido como se fosse um filho. Encontrei pessoas que me aconselharam muito e estou saindo daqui com a mente mudada”.
Os jovens são encaminhados pela Prefeitura do Recife, que analisa cada um individualmente, identifica suas áreas de interesse e os direciona a instituições que possam estimular essas afinidades. O coordenador da Escola Judiciária Eleitoral, Eduardo Japiassú, ressaltou que “esse é um trabalho de conscientização que pode e deve ser ampliado, porque é sem dúvida um grande ganho para os dois lados”. O interesse em fortalecer a parceria entre prefeitura e tribunal, ampliando o alcance do programa, foi reafirmado durante todo o encontro.
Alguns dos jovens que passaram por esse processo já estão no mercado de trabalho. Outros, como Vambaste, estão concluindo essa experiência com muito mais força e disposição para buscar o seu espaço. “Se depender da minha força de vontade, eu vou chegar aonde eu quero”, afirmou. A assistente de Gestão Socioambiental, Sinara Batista, frisou que “nós não queremos que vocês enxerguem isso apenas como o cumprimento de uma medida judicial, mas como uma oportunidade de mudar de vida”.
No encerramento do encontro, Vambaste foi homenageado com um certificado de conclusão e outro de desempenho. Porque além de ter concluído a medida, ele se destacou pela mudança de comportamentos e pelo comprometimento. Ou, como ele mesmo diria, por ter “mudado a mente”. A diretora-geral do TRE, Isabela Landim, deixou o conselho de que “você nunca deve perder de vista até onde você quer chegar e o que você quer ser”. Coisa que Vambaste, assim como vários outros jovens socioeducandos, estão aprendendo muito bem.