TRE vai ao Sertão, Mata e Agreste e turbina biometria
Magistrados e servidores participam de audiências públicas em municípios de Pernambuco e pedem apoio para o recadastramento
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está turbinando as ações do atual ciclo de recadastramento biométrico, que envolve 45 cidades.
Nesta terça-feira (23/04), magistrados e servidores do Tribunal promoveram audiências públicas em Quipapá, na Mata Sul, e em Panelas, no Agreste. Nas próximas quinta e sexta-feiras (25 e 26/04), o TRE-PE vai aos municípios de Dormentes e Afrânio , no Sertão de Pernambuco. O objetivo é recadastrar até o início do ano que vem cerca de 1 milhão de eleitores.
Em Quipapá e Panelas, as audiências públicas contaram com a presença de gestores, vereadores, lideranças comunitárias, religiosas e representantes de entidades de classe.
No primeiro município, o presidente e o vice-presidente do TRE-PE, desembargadores Agenor Ferreira de Lima Filho e Itamar Pereira Júnior (que também é o corregedor), foram recebidos pela presidente da Câmara de Vereadores, Lindalva Trajano e pelo prefeito, Cristiano Lira Martins. Ambos garantiram total apoio do município às ações do TRE-PE. Quipapá tem 17.745 eleitores. Até agora, apenas 12,86% deles fizeram o recadastramento.
Já em Panelas, com a Câmara de Vereadores lotada, o presidente do TRE-PE elencou as vantagens da biometria e pediu o apoio de todos para o processo de recadastramento. A prefeita Joelma Campos, que anunciou a cessão de cinco servidores para ajudar no processo, também garantiu toda ajuda necessária. Já o vice-presidente, Itamar Pereira Júnior, fez questão de alertar para as eventuais consequências negativas para aqueles municípios que não cumprem suas metas na biometria, entre elas a perda de benefícios sociais (Bolsa Família, por exemplo) e a redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Da parte do Legislativo municipal, o presidente da Câmara de Vereadores, Genilson Lucena, também se colocou à disposição para contribuir com a Justiça Eleitoral.
Panelas tem 21.325 eleitores e, por enquanto, a taxa de biometrizados está em 10,29%.
Nas duas audiências, o servidor do TRE-PE Eduardo Lucas, técnico responsável pelo processo de biometria, tirou dúvidas de políticos e líderes presentes. Também estiveram nas audiências o juiz eleitoral Raphael Calixto Brasil, a promotora Ana Victoria Schauffert e o chefe do cartório de Quipapá, José Marconi Paulino De Carvalho.