Eleitora de Jaqueira se oferece para contribuir com cadastramento biométrico
A iniciativa partiu da estudante de enfermagem, Ketlen Layane
Depois de conhecer a possibilidade de ser voluntária da Justiça Eleitoral, a estudante de enfermagem, Ketlen Layane, procurou o cartório eleitoral e se ofereceu para contribuir com o recadastramento biométrico da sua cidade, Jaqueira. A jovem de 18 anos reconhece a importância de colaborar com o processo eleitoral e diz que a experiência será “enriquecedora para o meu currículo, além de me proporcionar mais conhecimento e desenvoltura no atendimento ao público.”
Ketlen, eleitora da 43ª Zona Eleitoral, em Catende, está responsável por cadastrar a biometria de outros eleitores da região. Além de ser treinada para realizar a atividade, a estudante também tem a possibilidade de aprender sobre o funcionamento do serviço público. “Kelten nunca tinha trabalhado antes, mas chegou aqui muito motivada e interessada em trabalhar, então está sendo muito bom compartilhar conhecimento com alguém que está aqui animada e por livre e espontânea vontade”, diz o chefe de cartório da 43ª zona, Eratóstenes Gomes. Lá Ketlen está aprendendo sobre atendimento ao público, sobre o funcionamento do sistema, sobre o cadastramento eleitoral e biométrico, além de poder entender mais sobre as regras eleitorais.
O serviço voluntário na Justiça Eleitoral de Pernambuco está regulamentado na Resolução TRE-PE 198/2013. Caso deseje prestar serviço voluntário, o eleitor poderá fazer o requerimento na sede do Tribunal, nos Juízes Eleitorais ou nos Cartórios Eleitorais, basta levar os documentos estabelecidos na resolução.
Ao final do período de colaboração, o eleitor receberá um certificado de prestação de serviço emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.