TRE-PE participa de reuniões setoriais voltadas às Eleições Municipais de 2020
Os encontros foram registrados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, durante sessão plenária da última quinta (29)
30/08/2019 13:15
-
Atualizado em 19/06/2022 12:02
Entre os dias 29 e 30 de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) está participando das reuniões setoriais de alinhamento e de definições de estratégias voltadas às Eleições Municipais de 2020. Os encontros estão ocorrendo no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.
Ao abrir a sessão administrativa da última quinta-feira (29), a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, anunciou a realização das reuniões dos secretários judiciários, dos diretores-gerais e dos assessores de comunicação. Todas elas envolvem os integrantes das respectivas unidades do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Os encontros dos secretários judiciários e dos diretores-gerais se estenderão até esta sexta-feira (30).
Ao registrar a presença no Plenário dos secretários judiciários dos Tribunais Regionais Eleitorais e do secretário Judiciário do TSE, Fernando Alencastro, a ministra Rosa Weber destacou a discussão do alinhamento nacional dos procedimentos judiciários em prol da rapidez e da efetividade das decisões judiciais. A secretária judiciária do TRE-PE, Jane Leite, esteve presente no encontro.
Já na reunião das Diretorias Gerais, o Regional foi representado pela diretora Isabela Lessa, que falou sobre a importância do evento. “O encontro de DGs promovido pelo TSE trouxe a oportunidade de alinhamento do conhecimento sobre os temas da pauta, em especial, pelas informações do andamento dos projetos dentro do TSE”, afirmou.
Entre os principais temas discutidos na pauta estavam as propostas de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2020, aproveitamento de biometria do Denatran, Documento Nacional de Identificação (DNI) e Identidade Civil Nacional (ICN), Processo Judicial eletrônico (Pje) e andamento dos projetos dentro do TSE.
Além disso, na quinta-feira (29), houve a setorial das Assessorias de Gestão Estratégica das Cortes Eleitorais e dos assessores de Comunicação, na qual o assessor Saulo Moreira representou o Eleitoral pernambucano.
Na avaliação do assessor, a reunião foi bastante proveitosa, “em primeiro lugar, porque tratou de importantes campanhas que serão desenvolvidas até as eleições de 2020. São campanhas relevantes porque aproximam o eleitor da Justiça Eleitoral e tentam evitar a propagação de notícias falsas, como ocorreu em 2018.” Além disso, Saulo Moreira ressaltou que o encontro “permitiu um treinamento prático para que os TREs possam utilizar suas ferramentas de mídia da melhor forma possível”.
Reunião de presidentes e corregedores
Ainda na tarde desta sexta-feira, acontecerá a reunião dos presidentes e corregedores do TSE e dos TREs, onde estarão presentes o presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima, e o corregedor regional eleitoral, Orson Lemos.
Antes do encontro, às 14h30, os representantes participarão do lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, cuja cerimônia será conduzida pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.
Na ocasião, instituições públicas e privadas convidadas e interessadas poderão assinar um termo de adesão ao programa, que tem a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores envolvidos no pleito.
Às 18h, o presidente do TRE-PE entregará pessoalmente à ministra a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, principal condecoração da Justiça Eleitoral pernambucana.
Com informações do TSE.
03m 49s de leitura