TRE-PE realiza solenidade de nominação do casarão anexo do Entroncamento
Fará parte da programação palestra de servidor da casa com o tema "A linguagem Neoclássica na arquitetura de habitação do Recife oitocentista: o caso do sítio da família Tavares da Silva"
O Tribunal Regional Eleitoral Pernambuco realizará, no dia 3 de setembro, solenidade de nominação do prédio anexo do Entroncamento. A programação será composta por dois momentos: às 14h acontecerá a palestra do servidor Bruno Vitorino com o tema "A linguagem Neoclássica na arquitetura de habitação do Recife oitocentista: o caso do sítio da família Tavares da Silva" e às 15h, a nominação do prédio anexo, na qual será homenageado o desembargador Otílio Neiva Coêlho.
Bruno Vitorino fará uma palestra sobre o seu objeto de estudo no mestrado em História da Arte, Patrimônio e Cultura Visual na Universidade do Porto, Portugal: o casarão anexo ao TRE-PE, situado nas imediações da Praça do Entroncamento sob o nº 36.
A casa, que pertenceu por gerações à família Tavares da Silva, é emblemática. Sua construção remonta à efervescência da década de 1840, período em que o Recife passava por profundas transformações urbanísticas desencadeadas pela agenda modernizadora do então presidente da província de Pernambuco, Francisco do Rego Barros, o futuro Conde da Boa Vista. Mais ainda, concretiza uma nova forma de habitar de um estrato da sociedade recifense diretamente relacionado com as transformações culturais promovidas pela abertura dos portos em 1808 e a inserção do Brasil no novo cenário internacional.
Assim, discorrendo sobre a importância da casa enquanto objeto artístico e enaltecendo o valor histórico-patrimonial dessa joia do Neoclássico brasileiro, o servidor apresenta o decurso de sua investigação científica até o momento e convida o ouvinte a uma nova percepção dessa arquitetura: enquanto vestígio de uma outra temporalidade histórica, dispositivo de memória e de identidade coletiva e prédio público adequado a um novo uso.