Desembargador Gabriel Cavalcanti se despede do TRE-PE
Membro da Corte Eleitoral na classe juiz de direito, magistrado foi elogiado por todos os desembargadores presentes na sessão desta quarta-feira
O desembargador eleitoral Gabriel Cavalcanti Filho se despediu do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em sessão realizada nesta quarta-feira (11/12). O momento foi de emoção e reconhecimento pela contribuição do magistrado durante seu biênio na Corte Eleitoral. Em seu lugar, na classe juiz de direito, tomou posse, nesta quinta-feira (12/12), o agora desembargador eleitoral Ruy Trezena Patu Junior.
Além dos desembargadores, do procurador regional eleitoral, de advogados e servidores, também estiveram presentes na sessão de despedida a esposa e os filhos do desembargador Gabriel Cavalcanti, que confessadamente tornaram o momento ainda mais especial para o homenageado. “Fui pego de surpresa e fui tocado fortemente pelo momento e pela minha família estar aqui presente”, declarou.
A juíza Ângela Cavalcanti e os filhos Gabriel e Daniel Cavalcanti também não esconderam a satisfação ao observar os vários elogios direcionados ao desembargador.
Durante a sessão, o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, reforçou a integridade do magistrado durante os dois anos em que atuou na Casa. “Ao longo dos três meses em que estou aqui, pude conviver de perto com o desembargador Gabriel e posso atestar que ele efetivamente contribuiu com a Justiça Eleitoral pernambucana. Inclusive muito do que aprendi aqui devo às suas intervenções, sempre muito sábias, ponderadas e justas”, disse o presidente. Em seguida todos os demais membros concordaram e reiteraram os elogios, enaltecendo a tranquilidade, humildade e capacidade técnica do desembargador.
Ao final da sessão foi exibido um vídeo em homenagem ao desembargador Gabriel Cavalcanti, que mostrou sua trajetória e provocou emoção e aplausos de todos os presentes. “Vossa excelência mostrou toda a sua capacidade e maturidade para integrar um órgão colegiado e viver com harmonia. Um colegiado deve ser baseado na lealdade, e graças a sua serenidade, nós não perdemos isso nem nos nossos momentos de divergência”, completou.
Demonstrada toda a admiração pelo trabalho prestado pelo desembargador Gabriel Cavalcanti, ficou nítido que para ele a sensação é de dever cumprido. “O momento é um misto de emoção e gratidão. Além das gentis palavras que ouvi hoje, foram tantos momentos que vivi aqui, foi uma fase extremamente enriquecedora e eu quero deixar clara minha gratidão a este Tribunal e aos desembargadores com quem convivi, que confiaram e acreditaram no meu trabalho, e com quem pude discutir, evoluir e crescer”, concluiu o desembargador.
Durante a solenidade de despedida, cumprindo uma tradição de mais de dez anos, o advogado Márcio Alves presenteou com uma gravata o desembargador que está de saída. Antes, porém, ele, como os demais, também dirigiu palavras de elogio e admiração ao magistrado.
Confira as fotos do evento clicando aqui.