EJE realiza reunião com a Rede de Escolas de Governo
O encontro contou com a presença de representantes dos órgãos que atualmente compõe a Rede. Ideia é compartilhar conhecimento
17/01/2019 12:04
-
Atualizado em 23/08/2022 13:12

Compartilhar conhecimentos, replicar experiências de sucesso e aumentar a articulação entre instituições. Com esses objetivos no radar, a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) recebeu, nesta quarta-feira (16), representantes da Rede de Escolas de Governo, que foi criada em 2017, engloba 19 entidades e tem o propósito de promover cursos e eventos voltados para a área acadêmica do Direito. A ideia da reunião foi alinhar as ações para 2019.
Compareceram ao encontro oito representantes dos órgãos que compõe a Rede de Escolas de Governo em Pernambuco. Logo no início, eles fizeram uma avaliação dos dois anos de ações da instituição. Depois, definiram ampliar a interação da Rede a partir da conclusão de que não se pode restringir sua atuação apenas ao compartilhamento de informações de cursos.
Além disso, concordaram que é necessário estender a participação a outras escolas de governo que não foram signatárias do protocolo de intenções, como as Escolas do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e Ministério Público Federal (MPF).
Para aumentar a interação e otimizar as ações, ficou decidido que haverá reuniões periódicas de representantes da Rede no ano de 2019. Há ainda a possibilidade de realização de um congresso a ser organizado pelas escolas integrantes da Rede, preferencialmente na segunda quinzena do mês de novembro. O encontro desta quarta-feira também decidiu pela criação de uma Comissão Executiva, composta por cinco membros, com a finalidade de coordenar os trabalhos da Rede.
O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE), desembargador eleitoral substituto Delmiro Campos, foi o anfitrião e participou do encontro representando o TRE-PE. "Queremos potencializar e otimizar todas as intenções que foram depositadas em julho de 2017, vislumbrando e estudando o potencial de cada escola envolvida nesse protocolo”, explicou.
Coordenador do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), César Caúla disse que “é muito importante o trabalho da Rede Escolas de Governo no sentido de potencializar os recursos que cada uma das unidades tem. Todas tem alguma restrição, mas as potencialidades reunidas podem fazer muita coisa e prestar um grande serviço público”, destacou.
Para Pollyanna Dreon, representante da Universidade de Pernambuco (UPE) e vice-presidente da Comissão de Advocacia Pública de Pernambuco, a reunião “foi muito importante para firmar mais uma vez o compromisso da participação conjunta dos entes, cada um contribuindo com as suas especialidades e trocando esse conhecimento, essa necessidade conjunta de trabalho."
Já para o coronel Sebastião Rufino, superintendente da Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe) - vinculada à Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) -, a reunião foi importante para a interação dos membros da Rede de Escolas e para dar um novo horizonte e, assim, contribuir para que todos estejam sempre interligados uns aos outros.
Participaram do encontro: Delmiro Campos (TRE/PE), Eduardo Japiassú (TRE/PE), Sebastião Rufino (Alepe), César Caúla (PGE), Marco Aurélio Peixoto (EAGU), Artur Lins (EAGU), Paulo Times (PFN), Bruno Cunha (PGM Recife), Leonardo Aguiar (PGM Olinda) e Pollyanna Dreon (UPE).
Ao final do encontro, os participantes foram conhecer o Centro de Memória da Justiça Eleitoral em Pernambuco, a convite dos anfitriões, Delmiro Campos e Eduardo Japiassú, coordenador da EJE.
04m 04s de leitura