Forrozeiro grava vídeo e chama eleitor de Vertentes para a biometria
Iniciativa foi pensada por servidores do Cartório Eleitoral do município com o objetivo de impulsionar o engajamento da população nesta reta final para o recadastramento

A identificação por meio da impressão digital é um dos processos adotados pela Justiça Eleitoral para garantir maior segurança na hora do voto, eliminando a possibilidade de fraudes e assim preservando a autonomia e direito de escolha dos eleitores brasileiros. Alinhando esse potencial de cidadania ao objetivo de impulsionar o índice de recadastramento biométrico de Vertentes, servidores da 46ª Zona Eleitoral convidaram um artista local para gravar um vídeo em apoio à biometria. Natural do município, o cantor e compositor de forró Cesar Menezes aceitou o convite de pronto, estimulando os eleitores do município a não deixarem de registrar as suas digitais para a última hora.
No vídeo, Cesar Menezes ressalta que mais de 5 mil eleitores de Vertentes ainda não realizaram a biometria, podendo sofrer diversas sanções em consequência do cancelamento do título. Entre os transtornos, o artista e a servidora Isis Albuquerque, uma das responsáveis por encabeçar a proposta, destacaram a impossibilidade de retirar passaporte, fazer matrícula em instituição de ensino superior, além de receber benefícios sociais como o Bolsa Família. Dos 16.159 eleitores de Vertentes, 74,53% foram biometrizados.
De acordo com a técnica judiciária, devido à baixa procura da população e a proximidade com o encerramento do ciclo biométrico obrigatório no município, cujo prazo final está marcado para o início de 2020, os servidores do Cartório estão buscando formas criativas de “divulgar a biometria o máximo possível”. “Daí me surgiu a ideia de procurar pessoas famosas da região, principalmente com bom impacto nas redes sociais”, explicou Isis. O cantor Cesar Menezes, por sua vez, possui 23,5 mil seguidores no Instagram, principal meio que utiliza para divulgar seus shows e também compartilhar momentos de sua vida pessoal.
Serviço
Em Vertentes, a Justiça Eleitoral está realizando o recadastramento em dois pontos: No Fórum do município, localizado na Praça Agamenon Magalhães, 300 – Centro e na Escola Municipal Márcio Bezerra Cavalcanti, de mesmo endereço, s/n. Em ambos, o horário de atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Para ser atendido nas unidades, basta levar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência atual. Caso seja o 1º título eleitoral é necessário comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).