Terceirizados do TRE-PE visitam o Espaço Memória
O encontro foi programado através de uma parceria entre diversos setores e contou com o engajamento daqueles que prestam serviços ao órgão todos os dias.
Na última quinta-feira (17), o Centro de Memória da Justiça Eleitoral (CEMEL) recebeu uma visita para lá de especial. Através de uma parceria entre a Seção de Serviços Contínuos (SESEC) e a Assistência de Biblioteca, Editoração e Memória (ASBEM), os servidores terceirizados do TRE-PE foram convidados a participar de uma visita guiada à exposição “Caminhos da Democracia: Uma História da Justiça Eleitoral de Pernambuco”, para conhecer um pouco mais da trajetória e do importante papel desempenhado pela instituição na qual trabalham. Ao todo, cerca de 30 servidores compareceram ao encontro.
De acordo com o servidor Bruno Vitorino, que trabalha no CEMEL, a visita contou não só com a presença, mas também com “o engajamento e a participação ativa de vários colaboradores que prestam serviço diariamente nesta Casa, do motorista ao jardineiro, do carregador ao servente de limpeza”. Além de promover a difusão da memória institucional junto ao corpo de trabalhadores, a visita tinha como intuito discutir a história das eleições, o longo e sinuoso processo histórico que levou à votação tal como ela hoje ocorre e ainda a segurança da urna eletrônica.
Outro objetivo da mediação, nas palavras de Bruno Vitorino, era o de “construir pontes para mitigar distâncias e fomentar o pertencimento ao ambiente de trabalho desses colaboradores que prestam serviços tão importantes”.Ao proporcionar um momento de descontração e, simultaneamente, de estímulo à compreensão do patrimônio histórico do TRE-PE, local que faz parte do cotidiano desses funcionários, a visita contribui para fomentar um ambiente de integração e valorização profissional cada vez maiores.