Atenção, Eleitor de São João
Quase metade do eleitorado ainda não realizou o cadastro biométrico. TRE alerta sobre os riscos para o eleitor que não cumprir sua obrigação
São João é um dos 45 municípios que integram o atual ciclo da biometria. A cidade possui 17.965 eleitores, mas até o momento apenas 54,65% estão com a biometria cadastrada, o que corresponde a quase metade do eleitorado ainda sem biometria.
Vale ressaltar que quem deixar para fazer a biometria no final do prazo, que encerra em março de 2020, poderá ter dificuldades no processo de agendamento e enfrentar longas filas.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta para os riscos se o eleitor não cumprir sua obrigação e recomenda que o recadastramento biométrico seja feito com antecedência.
Quem não fizer o recadastramento poderá ter o título eleitoral cancelado e, por consequência, sofrerá vários transtornos como:
• não poder votar nas próximas eleições;
• não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles;
• não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público;
• não obter passaporte ou carteira de identidade;
• não receber Bolsa Família/benefício/aposentadoria;
• não fazer empréstimos em bancos oficiais;
• não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
• não obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004.
Já do ponto de vista coletivo, o município que ficar abaixo da meta de recadastramento biométrico poderá ter seu eleitorado reduzido.
Em São João, a Justiça Eleitoral está realizando o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral, localizado na Av. José Clemente da Rocha, s/n – Centro. O atendimento é feito por agendamento que pode ser realizado no site ((http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento) ou através da entrega de senhas no local a partir das 8h.
O serviço de cadastro e revisão biométrica são gratuitos e para realizá-lo é necessário comparecer a ao Cartório Eleitoral, munido do documento de identificação oficial (com foto), comprovante de residência atual e o título de eleitor (se tiver).Para homens com mais de 18 anos (até os 45 anos) que, além de fazerem a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.