Circuito pelo Casarão da Rui Barbosa reúne servidores e estagiários
Roteiro desenvolvido pelo Centro de Memória da Justiça Eleitoral – CEMEL fez parte da programação da 13ª Primavera dos Museus, que encerra nesta sexta-feira (27)
Dando continuidade à 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no início da estação homônima, o Centro de Memória da Justiça Eleitoral – CEMEL promoveu, na última quarta-feira (25), um circuito pela antiga sede do TRE-PE.
O roteiro "A Casa e a Rua: por Dentro e por Fora do Museu", como explicitado pelo nome, expandiu a tradicional visitação guiada para além da sala de exposições, percorrendo toda a casa de n.º 320, onde se encontra instalado o Anexo Djaci Falcão.
Durante a atividade, estiveram em pauta a história da Justiça Eleitoral de Pernambuco e da votação no Brasil, as transformações urbanísticas do Recife, os primórdios do Casarão da Rui Barbosa, como é conhecida a antiga sede do TRE-PE pelos servidores, e sua relação com a paisagem urbana.
De acordo com o servidor Bruno Vitorino, “o envolvimento dos participantes engrandeceu a atividade proposta e permitiu não apenas a difusão da memória institucional no corpo de servidores, estagiários e colaboradores deste Tribunal, mas também a vivência da antiga sede para além do funcional, descortinando, quiçá, um outro olhar para essa arquitetura”.
O evento
A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Ibram, com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Instituto.
Geralmente o evento ocorre na semana que inicia a estação da primavera e tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de intensificar a relação dos museus com a sociedade. A edição deste ano teve como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus” e promoveu discussões sobre o fortalecimento da relação públicos/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.