Eleitor do Futuro empolga alunos da cidade de Maraial
Palestra destinada a alunos do 6º ano da Escola Municipal Fábio Correia tratou sobre a importância do voto, funções dos representantes do executivo e do legislativo e segurança das urnas eletrônicas
Despertar o senso do que é público e da responsabilidade social desde cedo, ensinando crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres, é um exercício fundamental para a formação de cidadãos mais ativos e conscientes no futuro. Além dos frutos a serem colhidos no amanhã, desenvolver o espírito da cidadania nas novas gerações também pode surtir os seus efeitos no presente, tornando-as vigilantes das próprias ações e da sua comunidade.
Foi com esses objetivos em mente que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, na última segunda-feira (23), uma palestra do Programa Eleitor do Futuro na cidade de Maraial, na Zona da Mata do estado. O evento foi conduzido pelo servidor Eratóstenes Gomes, da 43ª Zona Eleitoral, para cerca de 70 alunos do 6º ano da Escola Municipal Fábio Correia.
De acordo com Eratóstenes, os estudantes de faixa etária entre 10 e 12 anos participaram ativamente do encontro, questionando e respondendo “de forma segura perguntas sobre o papel dos membros do poder legislativo e executivo e a importância de exercer a cidadania de forma livre e consciente”.
Na ocasião, foi demonstrado o funcionamento das urnas eletrônicas e de todo o processo de votação e apuração realizado nas eleições brasileiras. Além de assuntos específicos relativos à democracia e à cidadania, a abordagem dos temas girou em torno da importância de sonhar e acreditar, bem como de exemplos de superação, seguindo a tônica do programa em sua versão pernambucana.
Para saber mais sobre o Eleitor do Futuro, clique aqui.