Coptrel conhece experiência da Secretaria Judiciária Eleitoral Remota do 1º Grau de Jurisdição
Juíza assessora da Presidência, Mariana Vargas apresentou a iniciativa do TRE-PE durante Coptrel
A experiência do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) com a criação da Secretaria Judiciária Eleitoral Remota do 1º Grau de Jurisdição (SJR 1º Grau) foi apresentada, nesta segunda-feira (24/08), ao Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).
Juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da SJR 1º Grau, Mariana Vargas explicou aos desembargadores como será o funcionamento da nova unidade. O Coptrel aconteceu em Belém do Pará, mas, por causa da pandemia, todas as reuniões foram realizadas via videoconferência. "O espírito cooperativo animou o TRE-PE a compartilhar com os demais Regionais o projeto piloto da SJR 1º Grau.
Estamos convictos de que, com a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), tornou-se possível a instituição de um cartório único para as diversas zonas eleitorais, à semelhança do que ocorre com as Diretorias Cíveis do 1º Grau, no Tribunal de Justiça de Pernambuco. A iniciativa possibilitará a racionalização dos recursos humanos e financeiros, a implementação de uma gestão por competências e o incremento da produtividade, além de garantir maior qualidade de vida aos nossos servidores", diz a magistrada.
A iniciativa do TRE-PE é pioneira e tem o objetivo de oferecer todo suporte necessário para que as 122 Zonas Eleitorais do Estado, o chamado primeiro grau de jurisdição, possam se tornar cada dia mais eficientes. A nova secretaria, que já está funcionando em caráter experimental, conta com servidores que, remotamente, estão desempenhando várias das tarefas que até então eram cumpridas exclusivamente nos cartórios. Atualmente, a SJR 1º Grau dá assistência a 30 zonas eleitorais que abrangem 51 municípios.
Durante o Coptrel, o vice-presidente e corregedor do TRE-PE, desembargador Carlos Moraes, representou o presidente Frederico Neves. Além da reunião dos presidentes, houve encontros setoriais das Diretorias-Gerais das Assessorias de Comunicação.