Justiça Eleitoral diploma eleitos do Recife, Olinda e Jaboatão
Presidente do TRE-PE alertou que 2021 será uma ano de dificuldades em função da pandemia da covid-19
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) diplomou, nesta sexta-feira (18/12), os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos e reeleitos do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Para evitar aglomerações e, consequentemente, preservar a saúde de todos em meio à pandemia de covid-19, a solenidade foi realizada através de videoconferência e aberta ao público no Canal do TRE-PE no YouTube (clique aqui). A fotos podem ser acessadas no Flicker do TRE-PE(clique aqui).
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. O período de diplomação começou no último dia 15 e vai até hoje (19).
O TRE-PE recomendou aos juízes eleitorais de Pernambuco para que fizessem as diplomações através da internet. Se, por acaso, o magistrado preferir fazer presencialmente, todos os protocolos sanitários deverão ser respeitados.
Para a diplomação do Recife, o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, convidou o prefeito e a vice prefeita eleita, João Campos e Isabella de Roldão. Ambos estiveram na Sala de Sessões do Tribunal, em ambiente devidamente controlado para evitar risco de contágio.
A cerimônia começou às 10h. Na Mesa, além do presidente do TRE-PE, estavam o vice-presidente e corregedor, desembargador Carlos Moraes e os desembargadores Rodrigo Cahu Beltrão e Carlos Gil Rodrigues Filho, bem como a juíza da diplomação, Sandra de Arruda Beltrão Prado. Os demais membros da Corte Eleitoral, além de convidados e diplomandos, participaram via remota, através do Sistema Cisco Webex.
Durante a diplomação no Recife, o presidente do Tribunal, Frederico Neves, parabenizou todos os prefeitos e vereadores eleitos e lembrou que 2021 será um ano muito difícil em razão da pandemia. "Hoje, muito mais do que antes, aos administradores serão exigidas responsabilidades acrescidas, que demandarão um maior esforço, disposição e competência para a adoção de políticas públicas que possam propiciar melhores condições de vida à população", disse o desembargador.
OLINDA E JABOATÃO
Às 15h, a solenidade - que ocorreu totalmente online - se repetiu, desta vez para diplomar prefeito e vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira e Luiz Medeiros. O mesmo ocorreu com prefeito e vice-prefeito de Olinda, Professor Lupercio e Márcio Botelho.
Os vereadores eleitos e reeleitos de ambos os municípios também receberão seus diplomas da Justiça Eleitoral. Conduziram a solenidade os juízes da diplomação de ambos os municípios, Isabelle Moitinho (Olinda) e Lauro Pedro dos Santos (Jaboatão).