TRE-PE lança campanha para coibir descarte indevido de material de campanha
O Projeto Eleições sem Sujeira será apresentado durante a Semana Lixo Zero Recife e tem como objetivo conscientizar a população e os partidos políticos sobre sua responsabilidade socioambiental
A cada dois anos, uma cena se repete nas vias públicas Brasil afora: com a chegada do período de campanha eleitoral, ruas e calçadas são tomadaspor panfletos, santinhos, dentre outros materiais gráficos descartados de maneira indevida. Os impactos dessa prática são vários, pois, além do consumo de recursos naturais necessários para a sua produção, os resíduos podem entupir bueiros, causando enchentes e contaminando a água e o solo.
A fim de conscientizar eleitores, mesários, partidos políticos e seus candidatos, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançará, nesta quinta-feira (29), o Projeto Eleições Sem Sujeira. O lançamento faz parte da programação da Semana Lixo Zero Recife, uma plataforma de mobilização em prol da causa que chega a sua 4ª edição.
Com ênfase na responsabilidade socioambiental dos atores envolvidos, a iniciativa tem por objetivo prevenir os efeitos negativos da propaganda eleitoral, sejam eles ambientais, econômicos ou na área de saúde.
Vale lembrar que a distribuição de panfletos é permitida, mas o despejo do material no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, é proibido. Confira a lista do que pode ou não pode quanto às ações de campanha para as Eleições 2020.
Cooperação
O Projeto Eleições Sem Sujeira tem, pelo menos, duas linhas de atuação. A primeira é firmar compromisso com os partidos para dar destinação social e ambientalmente adequada à sobra de material da propaganda.
A segunda é valorizar a participação de catadores de materiais recicláveis na recepção das sobras de materiais de propaganda recicláveis, estimulando o uso racional e o descarte seguro dos impressos, inclusive prevenindo o contágio pelo novo coronavírus. Além desses benefícios, a destinação dos resíduos para cooperativas de reciclagem amplia a fonte de renda de catadores, o que fomenta o desenvolvimento local.
De acordo com a assistente de gestão socioambiental do TRE-PE, Sinara Batista, responsável pela coordenação do projeto, outro dos resultados esperados na campanha é a diminuição do risco de quedas e acidentes. Segundo Sinara, esses episódios costumam envolver não só idosos e pessoas com mobilidade comprometida, que acabam escorregando nos panfletos espalhados, como também podem atrapalhar o próprio trabalho da Justiça Eleitoral.
“O Projeto Eleições sem Sujeira vem a chamar a atenção dos candidatos para respeitar o direito de ir e vir de todos, com segurança e num ambiente limpo. É inadmissível que as quedas, algumas com fraturas graves e com sequelas, continuem se repetindo, nem que os veículos, inclusive os oficiais, derrapem e provoquem incidentes graves por causa de derramamento de materiais de propaganda”, diz a servidora.
Lançamento
A campanha, com seus objetivos e diretrizes, será apresentada hoje (29), a partir das 10h, em uma live no Youtube. O encontro contará com a participação da servidora Sinara Batista e da embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil em Recife, Susanne Galeno.
Para participar, acesse.