O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) Divulga Ciclo de Seminários sobre Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias
Evento será realizado de forma online pelo Conselho Nacional de Justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará uma série de Seminários de Pesquisa Empíricas aplicadas a Políticas Judiciárias. No evento inaugural, que será realizado no dia 6 de maio, será apresentado o panorama geral das pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias desde a perspectiva do próprio CNJ, da academia e das escolas da magistratura. A apresentação do painel inicial sobre “A produção de dados e de pesquisas empíricas aplicadas” acontece a partir das 16h. Os demais seminários ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 17h às 19h.
O evento destina-se a pesquisadores, estudantes, centros de pesquisa que já realizem ou estejam buscando aprimoramento para realização de pesquisas empíricas aplicadas às políticas judiciárias. Para participar basta acessar o link da plataforma Cisco Webex.
Os encontros têm como objetivo estabelecer ações de divulgação e debate junto à comunidade científica e do sistema de justiça sobre resultados obtidos pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias por meio de pesquisas e relatórios, bem como fomentar o debate em torno de metodologias e estratégias de realização de pesquisas empíricas aplicadas a políticas judiciárias.
Dentre os temas a serem abordados, será possível conhecer pesquisas inéditas sobre diversos temas, tais como: ações possessórias coletivas e as alterações do Código de Processo Civil; as influências recíprocas entre mídia e sistema de justiça criminal; as interrelações entre encarceramento e atuação da justiça nos territórios de vulnerabilidade social; e a judicialização dos benefícios previdenciários e assistenciais. Esses e demais debates sobre metodologia e técnicas de pesquisas e os desafios na obtenção e análise de dados quantitativos e qualitativos no âmbito do Poder Judiciário estarão na pauta. Permitindo assim, ao longo dos Seminários, promover um espaço de debates e reflexões acerca das pesquisas voltadas às políticas judiciárias.
Os eventos serão transmitidos pelo YouTube, por meio do link:
https://www.youtube.com/user/cnj.
Mais informações sobre o evento com a programação do dia 6 de maio e dos seguintes estarão disponíveis na página do CNJ, em https://www.cnj.jus.br/agendas/seminarios-de-pesquisa-empiricas-aplicadas-a-politicas-judiciarias/.