Presidente do TRE-PE recebe Medalha Joaquim Nabuco
Desembargador André Guimarães foi agraciado com a principal comenda concedida pela Assembleia Legislativa
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador André Guimarães, recebeu, na noite desta terça-feira (14-12), a Medalha Joaquim Nabuco (Classe Ouro), concedida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Trata-se da mais alta comenda entregue pelo Legislativo Estadual.
A medalha, bem como o diploma que a representa, foi entregue ao presidente do TRE-PE pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (autor da proposição), e pelo deputado Pastor Cleiton Collins.
Além da Medalha Joaquim Nabuco, a Assembleia também entregou a Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.
As comendas foram concedidas a nove autoridades estaduais.
Ex-presidente do TRE-PE, o desembargador Frederico Neves também foi agraciado, com a Medalha Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.
As medalhas concedidas fazem referência a personalidades que protagonizaram episódios marcantes para a história pernambucana, a exemplo do abolicionista e patrono da Alepe, Joaquim Nabuco.
A segunda medalha conferida carrega o nome de Joaquim da Silva Rabelo, o Frei Caneca, político e líder religioso pernambucano que protagonizou a Confederação do Equador. Ele sacrificou a vida em nome dos ideais de liberdade, independência e igualdade de direitos.