21 de março: Dia Internacional da Síndrome de Down
Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) comemora a data
Neste 21 de março (domingo), é lembrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data, criada em 2006 pela organização Down Syndorme International, busca trazer visibilidade ao tema da pessoa com síndrome de Down e fomentar ações inclusivas pelos 193 países-membros da ONU, uma vez que a data está presente no Calendário Oficial da organização.
Desta vez, devido à pandemia da Covid-19, o tema selecionado pela Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down se chama "Conectar", incentivando a criatividade e segurança na hora de se propor atividades e eventos em comemoração à data.
O que é a Síndrome de Down?
Entre as características físicas estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e hipotonia muscular. Em geral, as crianças com Síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade.
Mesmo assim, não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual - o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida, e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa.
Um ponto importante a ser ressaltado é que a Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma mutação do material genético humano, representando uma condição inerente à pessoa.
As causas para a manifestação da Síndrome de Down ainda são pouco conhecidas, mas o que se sabe é que se tem início durante a gestação, quando as células do embrião são formadas por 47 cromossomos ao invés da quantidade normal 46.
Estes fatores ressaltam a importância da inclusão do indivíduo com essa condição, desde cedo, em um ambiente saudável, dinâmico e cercado de atenção.