TRE-PE promove palestra do programa Eleitor Político do Futuro
O objetivo foi falar sobre a importância da participação dos jovens através do voto e os incentivar a tirar o primeiro título de eleitor
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, na última terça-feira (29), mais uma edição do programa Eleitor Político do Futuro 2022. Foram realizadas duas palestras, uma para estudantes do ensino médio, e outra para estudantes do ensino fundamental. Os servidores do TRE ligados à Escola Judiciária Eleitoral (EJE) falaram sobre a importância da participação dos jovens na construção do país através do voto e os incentivaram a tirar o primeiro título de eleitor.
As palestras foram ministradas pelo servidor do TRE Eduardo Japiassu, coordenador do projeto, juntamente com Henrique Pereira, da EJE. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação de Eduardo Japiassu sobre a história de vida do servidor do TRE-PE Álvaro Pastor, lotado no cartório eleitoral de Altinho (Agreste). De uma infância de fome, ele trabalhou como manobrista do TRE, depois foi aprovado em concurso de técnico judiciário.
“O exemplo de Álvaro, que apresentamos aos alunos, é uma prova de que a vida é antes de tudo sonhar, e é sonhando que a gente transforma a nossa realidade. Hoje, aqui no colégio Fazer Crescer, a gente pode ter a certeza de termos, nesses jovens, agentes transformadores. O programa Eleitor Político do Futuro está voltando agora, no modo presencial, depois do momento difícil que tivemos da pandemia, e eles nos ensinam que é possível sim fazermos um futuro melhor”, afirmou.
Segundo a estudante Marina Lessa, de 16 anos, “Por que não votar, se tantas pessoas batalharam pra você ter esse direito, se esforçaram, muitos deram até a própria vida, como no âmbito do voto feminino? Hoje o jovem tem mais acesso à internet e ela facilita para quem quer tirar o título, que é como eu vou fazer, no formato online”, declarou a jovem.
ELEITOR DO FUTURO
Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2013, o Eleitor do Futuro – rebatizado de Eleitor Político do Futuro - tem como foco capacitar e mobilizar os jovens e futuros eleitores ao exercício livre e consciente do direito de votar e ser votado. Essas ações poderão ser solicitadas por escolas públicas e particulares do Estado e serão atendidas por servidores da Justiça Eleitoral, devidamente capacitados a realizarem essas atividades com os alunos das respectivas instituições de ensino.
4 DE MAIO
Quem tem entre 16 e 17 anos pode tirar o título de eleitor e votar nas próximas eleições. Quem ainda tem 15 anos, mas completa 16 até o dia 2 de outubro próximo, data do primeiro turno das Eleições 2022, também pode tirar o título.
Os eleitores que quiserem participar das Eleições 2022 terão até o dia 4 de maio para tirarem o primeiro título, solicitarem a transferência de domicílio ou regularizarem alguma pendência com a Justiça Eleitoral. Esta é a data limite para fechamento do cadastro eleitoral. Todas essas demandas podem ser atendidas on-line, sem necessidade de se dirigir a um cartório, pelo site do TRE-PE (tre-pe.jus.br), na aba atendimento remoto.