10 de novembro: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
A Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade do TRE-PE lembra a data
O dia 10 de novembro é reconhecido como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Criado com o objetivo de educar, conscientizar e prevenir problemas relacionados à deficiência auditiva.
Na população brasileira, aproximadamente, 5,8 milhões de pessoas têm algum grau de surdez, caracterizada como a dificuldade ou impossibilidade de ouvir. A surdez pode advir de diversos aspectos e ser formada de diversos graus, alterando significativamente a vida da pessoa afetada.
A deficiência auditiva pode ser causada por variados motivos, entre eles acúmulo de cera de ouvido, infecções (otite), imobilização de um ou mais ossos do ouvido, viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia, traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos ou tumores. O tratamento, em sua parte, pode ser realizado por meio de medicamentos, cirurgias, uso de aparelho e até cirurgias.
É importante o conhecimento da deficiência não apenas para preveni-la, mas também conscientizar pessoas que não possuem tal deficiência também para o suporte necessário quanto às pessoas afetadas pela surdez.