TRE-PE adere à campanha contra psoríase
Campanha visa conscientizar sobre a doença de pele
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), adere à Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com objetivo de informar a população sobre a doença, auxiliar na melhoria da assistência médica e combater o preconceito.
A campanha, aberta oficialmente em outubro, visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença. A SBD elabora ações anuais de esclarecimento para mostrar que os pacientes podem conviver com a doença, que afeta a pele de cerca de 3% da população mundial, isto é, 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil.
A psoríase se manifesta, predominantemente, por lesões e descamações de pele arredondadas, avermelhadas e descamativas, que geralmente aparecem nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. A doença é relativamente comum, sendo crônica, com predisposição genética, não contagiosa e que tem tratamento. Aspectos ambientais e emocionais podem funcionar como gatilho para o início de crise, que podem ser controladas com a ajuda de dermatologistas.
Existem inúmeras opções de tratamento para psoríase, como tópicos, sistêmicos e com fototerapia. Esses tratamentos sempre devem ser feitos por um médico dermatologista. Pacientes com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriática, diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.
Para ter mais informações sobre a doença, clique neste link.