Projeto Eleições Acessíveis amplia atendimento para 2022
Eleitores com necessidades especiais, em sete municípios, podem ter transporte gratuito até o local de votação
A partir desta quinta-feira (15/09) será possível reservar, por meio de whatsapp, uma vaga no projeto Eleições Acessíveis, resultado de uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) e Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) do Estado. O convênio de cooperação técnica entre os dois órgãos foi assinado pelo desembargador André Guimarães, presidente do TRE-PE, e Edilázio Wanderley Filho, titular da pasta estadual. O vice-presidente Humberto Vasconcelos e o diretor geral do TRE, Orson Lemos, também participaram da cerimônia, ao lado da desembargadora eleitoral Virgínia Gondim, presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do tribunal.
O projeto Eleições Acessíveis foi criado no na eleições municipais de 2020, numa iniciativa pioneira do TRE-PE e volta este ano com capacidade ampliada. “Oferecer transporte para as pessoas com deficiência é um passo a mais na busca da democracia inclusiva, ultrapassando uma barreira, que é a locomoção e assegurando o direito ao voto para todos”, ressaltou a presidente da CMA. O serviço é gratuito e está disponível para pessoas com todos os tipos de deficiência, seja de mobilidade ou sensorial. A secretaria estadual fica responsável pela cessão de veículos adaptados para o transporte dos eleitores. Ao TRE-PE cabe informar os roteiros para as residências dos eleitores e seus locais de votação.
Para ter acesso ao transporte é preciso realizar a reserva da vaga por meio do Whatsapp (81) 3194-9275.
No primeiro ano, Eleições Acessíveis atendeu 100 eleitores, em quatro municípios, usando 10 veÍculos adaptados. Para as 2022, o convênio tem como meta beneficiar 250 eleitores, com 24 veículos, distribuídos da seguinte forma:
- Recife: 14 veículos adaptados
- Olinda: 02 veículos adaptados
- Jaboatão dos Guararapes: 02 veículos adaptados
- Vitória de Santo Antão: 01 veículo adaptado
- Caruaru: 02 veículos adaptados
- Garanhuns: 01 veículo adaptado
- Petrolina: 02 veículos adaptados