Servidores do TRE de Pernambuco são treinados para trabalhar em pontos avançados de transmissão
Tecnologia contribui para apuração mais célere da eleição
Nesta quarta, 28/09, foi encerrado o treinamento teórico e prático dos 29 servidores que irão trabalhar nos pontos avançados de transmissão (PAT) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Os PATs funcionam em municípios que não sediam zonas eleitorais, bem como em locais de votação de difícil acesso.
José Júnior, Coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE/PE, servidor que gerencia o processo de PATs, explica que a utilização deles confere celeridade, transparência e segurança à transmissão dos resultados de votação.
Como ocorre a transmissão
A transmissão dos dados de uma seção de difícil acesso é efetuada exclusivamente por meio da tecnologia JE Connect - uma tecnologia que viabiliza a transmissão do boletim de urna diretamente de alguns locais de votação, garantindo agilidade na totalização dos votos, sem comprometimento da segurança.
Após os trâmites de encerramento da votação, inicia-se a transmissão dos resultados daquele local diretamente para o TRE. Tudo é feito por meio de um computador da Justiça Eleitoral, instalado no local de votação, e a conexão utiliza uma rede privada virtual (VPN), que garante total segurança ao tráfego de dados.
Com o JE Connect, ganha-se muita agilidade na apuração dos votos, pois o acesso à mídia com dados das urnas é feito diretamente no local de votação, sem precisar ser levada ao cartório eleitoral.
Aos partidos políticos, às coligações, ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil é garantido amplo direito de fiscalização dos trabalhos de transmissão realizados nestes postos avançados.
EDITAL Nº 1 - TRE-PE/PRES/DG/STIC/COGGI/SEPLAN
Confira aqui os municípios que terão PATs em 2022