TRE-PE cria ação integrada para fiscalização da propaganda irregular na Região Metropolitana do Recife
Em Paulista, cerca de 500 bandeiras foram apreendidas

Equipes de fiscalização do Recife deram início a uma ação integrada para fiscalizar a propaganda irregular em outros municípios da Região Metropolitana. O cartório de cada município deve solicitar o apoio da Comissão de Fiscalização da Propaganda (CPROPAG) do TRE de Pernambuco para que seja feito o planejamento da ação, que engloba apoio de pessoal, carregamento, veículos e acompanhamento da polícia militar.
Segundo a coordenadora da propaganda no Estado, Luciana Barros, “viabilizar este auxílio cooperativo entre uma equipe de fiscalização experiente e outras equipes é de extrema importância para que haja uma fiscalização unificada e eficaz. A coordenadora informa que a equipe de fiscalização do Recife tem interesse em cooperar com outros colegas. “Com a experiência que já adquirimos na prática , vamos compartilhar o trabalho que já foi feito e que deu certo em outras eleições", revela.
As equipes de fiscalização, no dia 8,fizeram um mutirão na cidade de Paulista, onde o trabalho de orientação havia sido feito anteriormente. Na cidade, foram apreendidas cerca de 500 bandeiras colocadas em desacordo com a legislação, deixadas em locais proibidos tais como estradas, ruas, praças e nas vias que atrapalhavam a circulação de pedestres.
Em Jaboatão dos Guararapes, nos dias 5 e 6 de setembro,foi feito um trabalho educativo em vários bairros da cidade.Os fiscais orientaram os militantes que guardam as bandeiras e bases de cimento a posicionar os materiais no lugar apropriado sem atrapalhar a mobilidade dos pedestres.
Ao identificar um problema relativo à campanha eleitoral, os cidadãos devem tirar uma foto, gravar um vídeo ou áudio e, por meio do aplicativo Pardal, no celular, enviar as evidências para a Justiça Eleitoral analisar a denúncia. Além de elementos que indiquem a existência do fato denunciado, deve constar o nome e o CPF da pessoa que denunciou. Todas as denúncias são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurada a confidencialidade do denunciante.
Segundo dados do Pardal na Web, consultados nesta sexta-feira (9), 1230 denúncias de propaganda irregular em Pernambuco foram encaminhadas à Justiça Eleitoral via aplicativo, sendo 518 no Recife, 69 em Jaboatão dos Guararapes, 50 em Paulista e 52 em Olinda. As denúncias se referem, principalmente, à colocação de bandeiras em locais inadequados, que atrapalham os pedestres.
O Pardal foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets e está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.