04 de abril: Dia Mundial dos Animais de Rua
Assessoria de Gestão Socioambiental do TRE-PE incentiva a adoção responsável

O Dia Mundial dos Animais de Rua foi criado por organizações não-governamentais da Holanda como uma forma de conscientizar para o número de animais abandonados no país. Mesmo sem ser uma data oficial, outras ONGs ao redor do planeta usam o marco para servir de alerta para os mais de 600 milhões de animais abandonados nas ruas no mundo hoje.
O problema envolve, além do abandono, possíveis questões de zoonoses, com transmissão de doenças e ataques desses animais que podem não ser vacinados contra raiva e outras doenças transmissíveis.
A Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) incentiva a adoção responsável de cães e gatos, mas antes de decidir ter uma animal é importante que se observem alguns pontos como o porte do animal e espaço físico disponível, tempo de vida médio, cuidados especiais se for o caso, além de condições econômicas para prover alimentação e assistência médica veterinária adequada.
Promover campanhas de adoção, apoiar ONGs que acolhem animais abandonados ou mesmo optar pela adoção de um animal são atos de amor e cidadania que ainda colaboram com a qualidade do meio ambiente e com a saúde humana.
Com informações do Portal de Educação Ambiental