30 de agosto: Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lembra a data
No dia 30 de agosto memoramos o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Mais da metade da população brasileira não conhece essa doença crônica, progressiva e às vezes incapacitante, por isso, aumentar a visibilidade para a doença, é um dos objetivos da data que lembramos hoje.
O que é a Esclerose Múltipla?
A EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune, na qual o sistema imune ataca a mielina, membrana que recobre certas fibras nervosas e que permite a transmissão mais rápida de sinais. Com isso, a comunicação entre o cérebro e os nervos é comprometida. Ao longo do tempo, pode haver danos irreversíveis aos nervos. A EM geralmente é diagnosticada entre os 20 e os 40 anos. Atualmente, estima-se em mais de 2,3 milhões de pessoas o número total de casos de EM no mundo.
É importante esclarecer: a Esclerose Múltipla não é uma doença mental, não é contagiosa, não é suscetível de prevenção, não tem cura até o momento e seu tratamento consiste em atenuar os efeitos e desacelerar sua progressão.
Embora a doença ainda seja de causas desconhecidas, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, geralmente jovens, e de modo especial as mulheres de 20 a 40 anos. A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.