Dia Mundial da Baleia: saiba tudo sobre a proteção deste animal
A Assistência de Gestão Socioambiental do TRE-PE reforça a importância de conservação do gigante aquático
Em 19 de fevereiro de 1986, a IWC (Comissão Baleeira Internacional) proibiu a pesca comercial das baleias em diversos países e, consequentemente, o comércio da carne desses animais. Então, mesmo que haja uma data especial para o mamífero em 23 de julho, o terceiro domingo de fevereiro também ganhou um significado especial, levantando a bandeira da importância de conservação do gigante aquático.
Não existe forma melhor de promover a proteção deste animal, do que munindo as pessoas de informações e promovendo a educação ambiental. Portanto, confira a ficha completa do maior mamífero do mundo.
Classificação Biológica:
As baleias fazem parte da ordem Cetacea, que compreende mamíferos como baleias, golfinhos e botos. Ela é composta por duas subordens: Mysticeti, que engloba as baleias-verdadeiras, também conhecidas como baleias-de-barbatana; e a Odontoceti, que abrange os golfinhos e as “baleias” de dentes.
Apesar de muitas pessoas englobarem ambos na denominação “baleia”, alguns estudiosos defendem que apenas os misticetos podem ser chamados de baleias.