Ministra conhece projeto do TRE de automação nos testes de urnas
Iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Cin da UFPE
Com informações da Ascom da UFPE
Nesta quinta-feira (20), Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), visitou as instalações do Centro de Informática (CIn) da UFPE para conhecer projetos e iniciativas de cooperação com empresas e instituições públicas que levam o CIn-UFPE à posição de destaque no ecossistema de tecnologia do Nordeste. Um dos projetos foi de automação da auditoria das urnas através de um robô, do TRE Pernambuco. O presidente do tribunal, desembargador André Guimarães, a juíza auxiliar da Presidência, Mariana Vargas, e o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), George Maciel, acompanharam a visita da ministra.
Estiveram presentes Paulo Borba e Sérgio Soares, diretor e vice-diretor do CIn-UFPE, assim como demais lideranças do Centro; Moacyr Araújo, vice-reitor da UFPE, e Shirley Cruz, Chefe do setor de TI e Saúde Digital do Hospital das Clínicas (HC-UFPE/ EBSERH).
A ministraconheceu o novo espaço do PPI/Softex,ambiente da Residência de Robótica do CIn-UFPE, um programa financiado pelo ministério de acordo com a Lei 8.248/91 e executado pela parceria entre CIn-UFPE e Softex Nacional. Inicialmente, acompanhada pelo coordenador e professor do CIn Alexandre Mota e das autoridades do TRE-PE, a ministra foi convidada a ver em ação o braço robótico para automação do processo de auditoria de urnas eletrônicas, projeto desenvolvido com TRE-PE na primeira turma da residência em 2022.
Após esta demonstração, Luciana foi convidada a testar a votação assistiva, que é apenas um dos 19 TCCs criados para o TRE-PE, a qual é baseada em Visão Computacional e proporciona tetraplégicos a votarem nas urnas com total independência, usando apenas seus olhos e o movimento da cabeça.