Projeto do TRE em parceria com a UFPE é destaque em Portugal
Robô desenvolvido para a auditoria das urnas é apresentado em congresso
Um projeto fruto da parceria do TRE com o Centro de Informática (Cin), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é destaque em congresso realizado em Lisboa. Trata-se do robô desenvolvido para automatização da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas nas eleições com uso de inteligência artificial e robótica. Ele é um dos projetos apresentados na 1ª edição do Expojud Portugal, evento promovido pela empresa J.Ex Legal em parceria com a Universidade de Lisboa e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O Congresso acontece de 23 a 26 de maio na capital portuguesa.
O Expojud Portugal tem como objetivo principal apresentar casos de sucesso relacionados à transformação digital das instituições de Justiça brasileiras, promovendo um ambiente propício para a troca de experiências entre os países de língua portuguesa. Além do TRE-PE, outros tribunais também apresentam suas iniciativas.
O projeto pioneiro do TRE/UFPE utiliza um braço robótico que vai realizar tanto a habilitação do eleitor como a votação durante os testes de auditoria das urnas. Dessa forma, o voto registrado na urna eletrônica será feito pelo equipamento mecânico, que digitará os números de acordo com as imagens captadas da cédula preenchida por uma pessoa. Hoje, esse processo é feito manualmente por servidoras, servidores ou eleitoras e eleitores voluntários.
O presidente do TRE, desembargador André Guimarães, representa o tribunal no evento. Ele está acompanhado do diretor-geral, Orson Lemos, e do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), George Maciel, que apresentou o projeto do regional pernambucano na exposição intitulada “Inovações na Justiça Eleitoral com uso de Robótica e Inteligência Artificial”, realizada na terça-feira (23).
TSE
O presidente André Guimarães destacou o pioneirismo e o caráter inovador da iniciativa desenvolvida e apresentada no primeiro semestre de 2022. Em maio do ano passado, o robô foi apresentado ao então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, em visita à sede do TRE-PE. Na ocasião, o ministro destacou que o projeto passava a ser de interesse de toda a Justiça Eleitoral e enalteceu a parceria institucional entre a Corte Regional e a UFPE na construção do protótipo.
“Agregamos valor ao formular o diálogo entre conhecimento e experiência, revelando a importância das universidades públicas e as posições inovadoras dos TREs com esta ação aqui desenvolvida, sendo mais um passo importante para o desenvolvimento do sistema eleitoral”, enfatizou.