Reuniões preparatórias abrem o 83º Coptrel em Pernambuco
Colégio de presidentes tem reuniões de DGs e gestores de Comunicação e Tecnologia
Reuniões preparatórias dos diretores-gerais, dos secretários de Tecnologia e dos assessores de Comunicação deram início à 83ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O TRE Pernambuco está sediando o evento, que acontece entre os dias 23 e 25 de novembro de 2023, no Recife.
Na reunião dos diretores-gerais, realizada nesta quinta-feira (23), na sede da Escola da Magistratura de Pernambuco (Esmape), a mesa diretiva foi composta pelo diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rogério Galloro, pelos diretores-gerais dos TREs da Bahia, Raimundo Vieira, do Espírito Santo, Alvimar Dias, e pelo anfitrião, diretor-geral do TRE Pernambuco, Orson Lemos.
Foram debatidos temas como cibersegurança, em palestra realizada pelo Secretário de Tecnologia do TSE, Júlio Valente, além do compartilhamento de experiências nas áreas de tecnologia e atendimento ao eleitor.
Tecnologia e Comunicação
Na Escola Judiciária Eleitoral (EJE), localizada na avenida Rui Barbosa, no bairro Graças, aconteceu a reunião preparatória dos Secretários de Tecnologia da Informação. A mesa de debates foi coordenada pelo Secretário de TI do TRE Pernambuco, George Maciel. Questões técnicas, como painel de compras e limites da participação das áreas de TI nas contratações de TIC foram alguns dos temas debatidos.
Já os secretários, coordenadores e assessores de Comunicação se reuniram, pela manhã, no Porto Digital, no Centro do Recife, onde foram recebidos pela diretora executiva, Mariana Pincovsky, e pelo assessor de Comunicação, Rossini Barreira, que fizeram uma apresentação sobre o Porto Digital e os projetos por ele desenvolvidos. Na sequência, houve a apresentação do professor Luciano Barbosa, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, para uma exposição sobre o uso da inteligência artificial na comunicação.
À tarde, na sede da Esmape, os gestores de Comunicação participaram de duas dinâmicas: uma sobre acessibilidade e inclusão digital, ministrada por Daniela Rorato e Raíssa Maria, e a outra sobre comunicação antidiscriminatória, ministrada pelas advogadas e professoras Ana Paula Azevêdo e Manoela Alves, sócias-fundadoras do instituto Enegrecer.