Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais
Justiça Eleitoral incorpora a Libras na Urna Eletrônica e em diversos outros serviços

O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão completa 22 anos neste 24 de abril. A data de promulgação da Lei 10.436 é reconhecida como o Dia Nacional da Libras.
A linguagem, fundamental para a acessibilidade dos surdos, tem sido amplamente utilizada pela Justiça Eleitoral. A própria Urna Eletrônica já conta, desde 2022, com o recurso de uma intérprete de Libras na tela, sem necessidade de cadastro ou ativação prévia, garantindo o sigilo do voto ao eleitor.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) oferece a tradução em Libras nas sessões plenárias, eventos, palestras, entrevistas televisionadas e vídeos institucionais.
Este ano, como parte da Semana da Acessibilidade, o Tribunal realizou atendimento de eleitores na Central de Atendimento ao Eleitor da Capital (CAEC) com o auxílio de intérprete de Libras.
E para as Eleições 2024, a exemplo do que já ocorreu em 2022, o eleitor pernambucano poderá contar com a Central de Atendimento ao Eleitor em Libras. O recurso, parte integrante do Disque Eleitor, funcionará nos dias anteriores à eleição e também no dia do pleito. Por meio de uma chamada de vídeo no WhatsApp, o eleitor terá acesso à tradução em Libras para tirar suas dúvidas ou mesmo para a comunicação com o mesário no local de votação.