Presidente do TSE presta homenagem à advocacia
Em nome do Tribunal, ministra Cármen Lúcia destaca o Dia do Advogado, comemorado no domingo (11)
Matéria do TSE
Ao final da sessão plenária desta quinta-feira (8), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, homenageou as advogadas e os advogados brasileiros, cujo dia é comemorado neste domingo (11).
“Como nós queremos que haja democracia fortalecida cada vez mais e um Estado de Direito cada vez mais efetivado naquilo que seja fundamental para a dignidade de todas e todos, o Dia do Advogado é um dia especial para a sociedade brasileira”, afirmou a ministra. “O TSE cumprimenta, portanto, as advogadas e os advogados, sem os quais não há Justiça garantida e prestada”.
A ministra Cármen Lúcia lembrou que a profissão é mencionada na Constituição Brasileira de 1988, juntamente com as de professor e médico – sendo essas duas últimas na forma de prestação de serviço público. “O advogado é essencial à administração da Justiça. Esta é uma das profissões mais importantes ao Estado de Direito. O direito é técnica, se aprende, se exercita”, ressaltou a ministra.
Cármen Lúcia lembrou, ainda, que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) tem atualmente mais de 1 milhão de inscritas e inscritos, que ajudam a sociedade brasileira, o Poder Judiciário e o Ministério Público a cumprir as suas funções.
“A advocacia é uma profissão nobre, necessária. Portanto, o Brasil tem a sorte de ter começado a sua vida com a presença de grandes advogados”, afirmou a presidente do TSE ao citar o escritor e diplomata Ruy Barbosa e o jurista Miguel Seabra Fagundes.
Dia do Advogado
O Dia do Advogado é comemorado em 11 de agosto em homenagem à fundação, em 1827, das duas primeiras faculdades de Direito do Brasil nos municípios de São Paulo e de Olinda.