Você conhece Julia? Chatbot do TRE-PE facilita a vida do eleitor
Desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, chatbot esclarece questões como local de votação, regularidade da situação eleitoral, relação de candidatos e muito mais
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) conta com uma importante ferramenta para apoiar os eleitores e eleitoras nas Eleições 2024: Julia, chatbot desenvolvida para uso em computadores e celulares. A ferramenta foi lançada nas Eleições de 2020 como uma ferramenta para aproximar o eleitor dos serviços prestados por esta Justiça Especializada.
Para acessar, basta entrar na seção “Fale Conosco” do site do TRE-PE (www.tre-pe.jus.br). Lá, estarão disponíveis os três canais de atendimento ao eleitor pernambucano: o chatbot, a Ouvidoria e os telefones das Zona Eleitorais.
Dúvidas sobre a regularidade da situação eleitoral, número do título, local de votação, procedimentos de segurança do pleito, nomes e informações a respeito dos candidatos a prefeito e vereador, propaganda eleitoral, entre outras, serão prontamente sanadas.
O serviço, que já está ativo, funcionará 24 horas, em todos os dias da semana.
A plataforma também direciona o eleitor para serviços de emissão de certidões eleitorais, resultados de votação assim que forem disponibilizados no dia do pleito, bem como encaminha as demandas que eventualmente não forem atendidas por ela para um servidor da Justiça Eleitoral. Este servidor entrará em contato com o solicitante através da mesma conversa iniciada com a assistente virtual.
A assistente virtual, batizada a partir de uma junção dos termos “Justiça Eleitoral” e “IA” (Inteligência artificial), vem sendo treinada para responder às perguntas mais comuns dos cidadãos antes, durante e após as eleições. Julia, cujo nome também é uma homenagem à filha de um dos desenvolvedores, e já está em funcionamento.
Vale destacar ainda que a arquitetura do programa foi pensada de modo a permitir a sua integração com outros serviços do TRE-PE, direcionando o eleitor para plataformas como oPardal (aplicativo para denúncias) e o E-título (o título de eleitor no smartphone).
Apesar de ter sido lançada com o intuito de auxiliar na realização das Eleições Municipais 2020, a funcionalidade permanece como mais um meio de atendimento ao eleitor.
O projeto foi inteiramente desenvolvido e implementado por equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), formada pelo secretário George Maciel e pelos servidores da Coordenadoria de Sistemas, Davyson Costa, Luís Antônio Rigotti, Mlexener Romeiro, Mônica Farah, Paulo André da Fonte, Suzane Schimmelpfeng e servidores da Coordenadoria de Infraestrutura, Ana Luiza Azevedo, Alexandre Luiz Azevedo, Diego Spíndola, Eduardo Rocha, Graça Magalhães, José Ferreira Júnior, Luciano Francisco Júnior, Romero Góes e Tarcísio Gurgel.