TRE-PE diploma eleitos do Recife, de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes
Solenidade lotou o Teatro Guararapes nesta segunda-feira (16)
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, nesta segunda-feira (16), a sessão solene de diplomação dos 104 eleitos e eleitas que vão ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas cidades do Recife, de Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. O evento, que foi aberto ao público, lotou as dependências do Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
A cerimônia foi comandada pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva. Ele compôs a mesa de honra juntamente com o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, Fernando Cerqueira, o procurador regional eleitoral, Adílson Amaral, e os demais integrantes da corte: os desembargadores eleitorais Karina Aragão, Frederico Tompson, Rodrigo Cahu Beltrão e Filipe Fernandes Campos. Na plateia, também marcaram presença o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE), desembargador Adalberto Melo; o ouvidor, desembargador Humberto Vasconcelos; e os desembargadores eleitorais substitutos José Ronemberg e Valéria Rúbia Silva Duarte.
Assista aqui à cerimônia de diplomação na íntegra
Participaram ainda da mesa de honra o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a senadora Teresa Leitão; o senador Fernando Dueire; o deputado estadual Francismar Pontes, representando o presidente da Assembleia Legislativa; o juiz Fábio Corrêa Barbosa, da 11ª Zona Eleitoral de Jaboatão dos Guararapes; o juiz Rafael Sindoni Feliciano, da 100ª Zona Eleitoral de Olinda; o juiz Thiago Fernandes Cintra, da 146ª Zona Eleitoral de Paulista; e a juíza Ricarda Maria Guedes Alcoforado, da 149ª Zona Eleitoral do Recife.
Em seu discurso, o presidente do TRE-PE defendeu a democracia e o sistema eleitoral brasileiro. “A diplomação dos candidatos e candidatas eleitos pelas eleições de 2024 conclui mais um ciclo eleitoral realizado com transparência, segurança e respeito à vontade popular. As eleições são a prova viva da força e maturidade da nossa democracia. Milhões de eleitores compareceram às urnas, exercendo um direito fundamental para uma sociedade livre, que é o de escolher seus representantes”, afirmou.
O magistrado também aproveitou o momento para fazer um balanço do processo eleitoral. “Os números demonstram que o povo pernambucano valoriza o ato de votar. Em números absolutos, obtivemos a maior participação popular da nossa história. 5.899.266 eleitoras e eleitores foram às urnas no 1º turno, o que representou 82,47% do eleitorado no estado. No 2º turno, os eleitores pernambucanos compareceram em número percentual bem superior à média nacional”, continuou.
Em seguida, foi a vez do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, fazer uso da palavra e parabenizar todos os eleitos. “É uma alegria poder participar de um momento tão importante como esse, que traduz a beleza da democracia”, disse. “O futuro do Brasil não está apenas em Brasília, mas está sobretudo nas nossas cidades. Porque é nos municípios que nós temos nossos maiores problemas de ordem social.”
Representando os então diplomandos presentes, o prefeito reeleito do Recife, João Campos, também foi ao púlpito. “Mais do que um diploma, o que recebemos pelas mãos da Justiça Eleitoral é resultado da escuta, é resultado do debate público e, principalmente, é resultado da vontade soberana das pessoas”, declarou. “Se chegamos até aqui, é porque houve maturidade e firmeza para que todos os 184 municípios de Pernambuco tivessem eleições limpas, pautadas pelo espírito público e pelo desejo claro do melhor caminho apontado em cada uma dessas cidades.”
Na sequência, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, fez a entrega dos diplomas às candidatas e aos candidatos eleitos nos cargos de prefeito e vice-prefeito dos quatro municípios, sendo eles, respectivamente: Mirella Fernanda Bezerra de Almeida e Francisco Carvalho da Silva Neto, de Olinda; João Henrique de Andrade Lima Campos e Victor Marques Alves, do Recife; Luiz José Inojosa de Medeiros e Josabete Maria da Silva, de Jaboatão dos Guararapes; e Severino Ramos de Santana e Felipe Andrade de Oliveira, de Paulista.
Por fim, as eleitas e os eleitos no cargo de vereadora e vereador foram chamados ao palco, por ordem alfabética, para receberem seus diplomas, a maioria estava acompanhada de familiares. Ao todo, foram 17 diplomados de Olinda, 37 do Recife, 27 de Jaboatão dos Guararapes e 15 de Paulista. A entrega dos diplomas foi realizada pelos juízes eleitorais de cada um dos municípios, os quais compuseram a mesa de honra.
Confira todos os diplomados do Recife, de Olinda, Jaboatão e Paulista.
Com a diplomação, fica oficialmente encerrado o período eleitoral para o TRE-PE. Ao encerrar seu discurso, o presidente Cândido Saraiva expressou gratidão pelo trabalho dos servidores, magistrados e colaboradores da Justiça Eleitoral, bem como dos mais de 82 mil mesários e mesárias. “Hoje, com o encerramento de mais um ciclo, reafirmamos o compromisso da Justiça Eleitoral com a defesa da democracia”, concluiu.