TRE-PE participa de encontro nacional das escolas judiciárias eleitorais, no Rio de Janeiro
Com o tema “O balanço das eleições”, evento reúne representantes das EJEs de todo o Brasil
Com informações do TRE-RJ
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está participando do XXII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje). Este ano o evento acontece no Palácio da Democracia, sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Com início na última quarta-feira (4), a programação vai até esta sexta-feira (6).
Participam do encontro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e representantes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) de todo o Brasil. O vice-diretor da EJE-PE Gustavo Cardim, o coordenador Eduardo Japiassu e o assessor de comunicação Gilvan Oliveira são os representantes do TRE-PE no evento.
Com o tema “O balanço das eleições”, o XXII Codeje promoveu ao longo do primeiro dia reuniões entre assessores de Comunicação Social dos Regionais para discutir alinhamento de ações, e entre os coordenadores das EJEs para tratar sobre as propostas apresentadas de aprimoramento da atuação das Escolas.
Conduzida pela coordenadora da EJE-RJ, Rita Carvalho, e pelo assessor-chefe da EJE-TSE, Jillian Servat, a reunião das EJEs teve como objetivo discutir os tópicos que integrarão a Carta do Codeje 2024 e que serão submetidos aos diretores das EJEs.
Também no primeiro dia, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, marcou presença na mesa de abertura, de forma virtual. Em seu pronunciamento, ela informou que será oferecido pela EJE do TSE, em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), um curso de atualização para as Eleições 2026 no início do próximo ano. "Essa formação específica contará como preferência para a designação das juízas e juízes eleitorais", declarou.
Entre os temas discutidos ao longo dos três dias de programação estiveram igualdade racial, cooperação no Judiciário e pacificação das eleições. Os avanços tecnológicos também estiveram no centro do debate com uma palestra do ex-presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio dell'Orto, sobre tecnologia, mídias sociais e propaganda eleitoral.