Humberto Vasconcelos assume como desembargador substituto do TRE-PE
Ele já havia exercido mandato de 2021 a 2023
Na manhã desta terça-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) empossou Humberto Vasconcelos como desembargador eleitoral substituto no Tribunal. Anteriormente, durante a campanha eleitoral de 2022, ele integrou a Corte como substituto (2021-2023), assumindo interinamente a Vice-presidência e Corregedoria com a licença do desembargador Adalberto de Oliveira Melo, atual presidente do TRE-PE, que na época era o vice.
“Esta casa trabalha incessante e incansavelmente em busca de justiça, equilíbrio e do substantivo inegociável de igualdade entre todas as pessoas, não só para consolidar a questão eleitoral, mas para defender a democracia em nosso país”, disse o desembargador Humberto Vasconcelos em seu discurso de posse.
O presidente do TRE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, homenageou o empossado em seu discurso. “O bom filho a casa torna. O ditado popular, tão citado em situações cotidianas, cai como uma luva para este momento. Se há um magistrado com o DNA da Justiça Eleitoral, este alguém é o nosso empossado, o desembargador Humberto Vasconcelos Júnior”, disse.
“Seus laços com o TRE vêm de berço. Seu pai, o sempre professor Humberto Vasconcelos, ajudou a edificar esta instituição, com amor e abnegação, ao longo de anos difíceis e desafiadores na vida institucional do país, sempre legando exemplos que deixaram marcas até hoje. Sua excelência, que funcionou como vice-presidente e Corregedor nas eleições de 2022, retorna a esta Corte para testemunhar e nos ajudar nos desafios de mais uma eleição e será um privilégio para todos nós contarmos com alguém tão identificado com a Justiça Eleitoral como sua excelência”, finalizou o presidente.
Toda a Corte do TRE esteve presente à posse. Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto; o desembargador André Guimarães, ex-presidente do TRE-PE; a juíza Mariana Vargas, ex-integrante do Tribunal; a desembargadora eleitoral e diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PE), Virgínia Gondim; o vice-diretor da EJE e desembargador eleitoral Dario Oliveira; desembargadores do TJPE, juízas e juízes, além de servidores do TRE e diversas autoridades do Estado.