SDS e TRE-PE fazem primeira reunião para tratar das Eleições 2024
Encontro abordou dados do eleitorado e etapas do processo eleitoral que necessitam das forças de segurança
O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, e o assessor de Segurança da instituição, Cel Emerson Lima, participaram, na manhã desta quinta-feira (11), da primeira reunião sobre as operações de segurança para as Eleições 2024 promovida pela Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE).
O encontro aconteceu na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (Ciods), no bairro de São José, Centro do Recife, e reuniu representantes de todas as forças de segurança que vão atuar no pleito.
Para dar início ao planejamento de estratégias da Operação Eleições 2024 foram apresentados dados relativos ao eleitorado, locais de votação, transporte de urnas e datas sensíveis do processo eleitoral. Além disso, o TRE-PE sugeriu um cronograma de reuniões que devem acontecer com os gestores de segurança (oficiais e delegados) do Recife, Caruaru e Serra Talhada para tratar de temas como poder de polícia, condutas vedadas e propaganda eleitoral.
“Nesta primeira reunião, nós trouxemos números para poder subsidiar a Secretaria de Defesa Social para que eles possam, mais uma vez, de forma eficiente se planejar para garantir a segurança nas diversas etapas das eleições, incluindo o dia da votação”, explicou o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.
Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, o órgão está à disposição do Tribunal e o efetivo necessário para cada município começará a ser definido ao fim das convenções partidárias, quando todos os partidos e federações tiverem escolhido seus candidatos. “Temos expertise e faremos uma eleição, mais uma vez, segura no estado de Pernambuco. Estaremos sempre à disposição dos juízes eleitorais e dos promotores para cumprir as determinações que forem dadas”, assegurou.
Este foi o encontro inaugural de uma série de reuniões de alinhamento estratégico que serão conduzidas até 6 de outubro, data em que está marcado o primeiro turno do pleito.