TRE-PE adota guia de Linguagem Simples
Documento é uma ação do coletivo TRE + Simples, formado por TREs do Nordeste
Com o intuito de aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral da sociedade, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) passará a adotar um guia de linguagem simples para todos os documentos e comunicações oficiais. A cartilha foi desenvolvida pelo TRE de Alagoas no âmbito do coletivo TRE + Simples, formado por Laboratórios de Inovação e Assessorias de Comunicação da região Nordeste.
Intitulado “Guia de Linguagem Simples com um toque de Nordestinês”, o documento reúne dicas e orientações para ajudar servidoras e servidores a utilizar uma comunicação mais direta e acessível levando em conta a variação linguística da região. Clique aqui e acesse o manual completo.
A Linguagem Simples é um conjunto de práticas de comunicação que busca transmitir informações de maneira objetiva e inclusiva. Neste mês de julho, o TRE-PE aderiu ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples. Desde então, vem promovendo ações e projetos que estimulem uma linguagem direta e compreensível aos cidadãos em todos os segmentos e graus de jurisdição.
O “Guia de Linguagem Simples com um toque de Nordestinês” chega para atender aos eixos 1 (Simplificação da Linguagem dos Documentos) e 3 (Educação, Conscientização e Capacitação) do Pacto Nacional pela Linguagem Simples. Em breve, um novo manual sem o recorte regional também será divulgado.